IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
> ÓLEO DE MOTOR PARA O C3, ÓLEO DE MOTOR PARA O C3
Ricardo77
post Feb 17 2009, 10:39 AM
Post #1

Novato
*

Grupo: Members
Membro nº: 21,217

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e novo também como proprietário de um C3 1.6 FLEX EXCLUSIVE 2005/2006 que adquiri há 2 semanas.
Bom, estou gostando muito do carro e estou com uma dúvida.
O carro está com 40.000km e quero fazer a troca de coisas básicas como óleo, filtro óleo e ar, etc...
Acontece que estou com uma grande dúvida de qual marcar de óleo utilizar.
Já liguei em uma concessionária e já sei que eles utilizam um óleo da marca TOTAL 15W50, porém, parece que não se acha esse óleo fácil por aí, nas lojas de peças...
Então queria achar uma marca legal, pra sempre utilizar esta marca.

Alguém aqui no fórum indica alguma marca específica ?????

Obrigado pela ajuda !!!

--------------------
Ricardo Oliveira
C3 1.6 Excl Flex
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Quote Post
edsonmassao
post Feb 23 2009, 04:17 PM
Post #2

Membro Avançado

De: são paulo - sp
Membro nº: 27

QUOTE(Ricardo77 @ Feb 17 2009, 12:39 PM) *

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e novo também como proprietário de um C3 1.6 FLEX EXCLUSIVE 2005/2006 que adquiri há 2 semanas.
Bom, estou gostando muito do carro e estou com uma dúvida.
O carro está com 40.000km e quero fazer a troca de coisas básicas como óleo, filtro óleo e ar, etc...
Acontece que estou com uma grande dúvida de qual marcar de óleo utilizar.
Já liguei em uma concessionária e já sei que eles utilizam um óleo da marca TOTAL 15W50, porém, parece que não se acha esse óleo fácil por aí, nas lojas de peças...
Então queria achar uma marca legal, pra sempre utilizar esta marca.

Alguém aqui no fórum indica alguma marca específica ?????

Obrigado pela ajuda !!!

olá Ricardo, bem vindo ao fórum. somente para confirmar, se tiver o manual dê uma checada em qual óleo q é indicado.

se for o Total 7000 15W50 mesmo pode optar pelo Elf semi sintético 15W50 tb. a Elf e a Total fazem parte do mesmo grupo mas acho mais fácil o Elf nas casas de óleo...

--------------------
Imagem do IPB
+Quote Post
Tiago
post Feb 25 2009, 02:50 PM
Post #3

Novato
*

Membro nº: 1,832

Poutz,

Oleo é um tema bastante controverso... blink.gif existem preferencias pessoais além da classificacao do Oleo.

Por exemplo Eu só uso oleos Havoline excl.gif nos meus carros, exceto o C3 que ainda em garantia troco na concessionaria, mas do Xsarinha e de outros carros, só entra Havoline, e mineral.

O que manda é a classificacao SAE dele. 15w50, 10w50, 20w40 e a classificacao SJ, SL enfim. Utilize oleo com a classificacao recomendada, no caso do C3 se nao me engano semi-sintetico 15w50 SL. Para esta classificacao existem varias marcas de oleo disponiveis, entao qualquer uma delas, serve e nao trará prejuizos nem a curto nem a longo prazo.

O que vc nao deve de forma alguma é utilizar oleos com classificacao inferior nas letras. Pode utilizar supoerior mas nao inferior. Por exemplo, se o recomendado é SJ, vc pode utilizar o SL. Mas se o recomendado é SL, vc nao deve utilizar o SJ.

Quanto aos numeros. Sao referentes a temperatura ideal de funcionamento do motor. Verifique no manual, existe uma tabela de recomendacao de utilizacao dependendo da temperatura que o carro vai ser utilizado. Mas a grosso modo é o seguinte. Quanto maior o segundo numero (w40, w50), maior é a temperatura ideal do oleo e mais grosso ele é.
Se tiver um tempo ou curiosidade, na wikipidia tem uma explicacao mais teorica e detalahda...
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leos_lubrificantes

+Quote Post
Cirdan
post Mar 8 2009, 03:28 PM
Post #4

Moderador Eleito

Membro nº: 3,803

Nossa... 15W50? pra q isso.

Nesse carro deveria usar 5W30 ou mesmo 10W40. São oleos mais finos q fazem o motor trbaalhar mais folgado. Nunca vi concessionaria usar 15W50 em modelos 0km.

Abraços a todos.
+Quote Post
O Administrador
post May 20 2011, 09:26 AM
Post #5

Moderador Eleito

Grupo: Root Admin
Membro nº: 2

Reportado:JOAO ABBIATI

BOM DIA
GOSTARIA DE SABER EXATAMENTE QUAL A CAPACIDADE DO CARTER DO C3 1.6 2004, PARA TROCA DE OLEO.

NÃO TENHO O MANUAL.

SE PUDEREM ME AJUDAR !!

GRATO

JOAO ABBIATI

--------------------
O Administrador
ccdob
webmaster@ccdob.com.br
+Quote Post

Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 31st October 2014 - 09:49 PM