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> sensor de detonação, onde fica ?
issao
post Apr 20 2009, 10:40 AM
Post #1


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Alguem sabe onde fica o sensor de detonação do Picasso 2.0 ?

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AAK
post Oct 16 2009, 11:08 AM
Post #2


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Bom dia.

O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...

Abs


Miniatura(s) anexada(s)
Imagem anexada

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Alexandre K
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issao
post Oct 16 2009, 02:08 PM
Post #3


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QUOTE(AAK @ Oct 16 2009, 09:08 AM) *

Bom dia.

O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...

Abs


Dá pra tirar sem tirar o coletor, só na hora de apertar o parafuso precisa de um torquimetro
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AAK
post Oct 20 2009, 08:06 AM
Post #4


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Olá...
Tem certeza que dá para tirar o sensor sem remover o coletor? O espaço é extremamente pequeno, nem dá para colocar uma chave para desapertar o parafuso do sensor... Na Citroen me garantiram que sem remover o que tem encima não dá... Idem numa outra oficina particular que fui consultar...


--------------------
Alexandre K
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issao
post Oct 20 2009, 09:05 AM
Post #5


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Troquei o meu em casa

é só tirar a caixa do filtro de ar, e com uma chave 13 fixa chegar até onde está o sensor. Cuidado para não deixar cair o parafuso. Coloquei a peça e depois fui no mecanico para dar o aperto com o torquimetro.

Comprei a peça na Peugeot ( R$ 79,00 ) não me lembro o codigo. Na citro tava R$ 115,00




QUOTE(AAK @ Oct 20 2009, 06:06 AM) *

Olá...
Tem certeza que dá para tirar o sensor sem remover o coletor? O espaço é extremamente pequeno, nem dá para colocar uma chave para desapertar o parafuso do sensor... Na Citroen me garantiram que sem remover o que tem encima não dá... Idem numa outra oficina particular que fui consultar...

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AAK
post Oct 22 2009, 08:30 AM
Post #6


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OK.
Obrigado pelas informações.
O sensor comprei na internet, por R$ 45,00. Encaixa perfeitamente no conector da Citroen;


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Alexandre K
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Modafoca
post Dec 5 2009, 09:34 PM
Post #7


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Amigos,
comprei o sensor de detonação, e meu picasso é 2.0 16v ano 2003/2004.
Ao remover a peça que já estava no carro, ela é diferente desse da foto abaixo. O conector possui 2 contatos finos e como agulhas, não chatos e quadrados como esse.

Gostaria de saber se mais alguém efetou troca, e se tem sensor diferente dessa da foto.

CÓDIGO DE REFERÊNCIA DO SENSOR DA FOTO ABAIXO: (que encontrei na própria preça, da foto)
0 2 6 1 2 3 1 0 0 6

CÓDIGO DE REFERÊNCIA DO SENSOR DO PICASSO GX 2003/2004 2.0 16V (o meu modelo):
9 6 3 2 7 5 4 9 8 0



Se alguém puder ajudar a "clarear" as idéias, agradeço.




QUOTE(AAK @ Oct 16 2009, 10:08 AM) *

Bom dia.

O sensor de detonação fica preso ao bloco do motor, escondido abaixo do coletor de admissão...
Não dá para tirar sem remover tudo que tem encima dele...

Abs
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Modafoca
post Dec 5 2009, 09:47 PM
Post #8


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A proposito,
retirando o conjunto do filtro de ar, coloca-se a mão rente ao bloco, no sentido motorista->carona, e o sensor está no meio do motor, preso por um parafuso.

Nao é necessário retirar o que está em cima (coletores de admissão), mas é importante q o motor esteja frio/morno.

A mão tem contato com o bloco e com mangueiras quentes, q causariam queimaduras imediatas. Leve ao mecânico ou tente fazer em casa, mas deixe o motor "esfriar".

Aproveitei q foi retirado todo o corpo do filtro de ar, e dei uma boa lavada (não no filtro, óbvio). Como é uma peça plástica e que pega sujeira q vem de baixo, sempre está sujo. Vale a pena pra manter o "motor" limpo... tongue.gif
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HumbertoGM
post Apr 7 2011, 03:25 PM
Post #9


Novato
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Olá boa tarde a todos, onde fica o sensor no Picasso Exclusive 2001 2.0? Obrigado.
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AAK
post Apr 8 2011, 02:07 PM
Post #10


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Olá amigo.
O sensor fica preso ao bloco do motor, abaixo da flauta, onde ficam os bicos injetores. Só dá para vê-lo com lanterna ou ambiente com bastante luz olhando do filtro de ar em diração a parte debaixo da flauta; É um sensor preto redondo com um parafuso no meio e um conector de encaixe com dois fios preso a ele. Para trocar, é mais fácil tirar o conjunto do filtro de ar inteiro (é encaixado) para ter melhor acesso. Tirar á fácil, para colocar precisa de torquímetro, pois não pode apertar muito nem pouco, pois caso contrário, trará leituras errôneas.


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Alexandre K
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TIMDANTOS
post May 30 2011, 11:08 AM
Post #11


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Bom dia,

Esse sensor ta desligado já uns dois meses e não percebi nada de diferente no carro. pra que serve? quais os problemas na falta dele?

Vou provedenciar com urgência.

Agradeço pela ajuda.


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Timdantos
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glauco
post Jun 29 2011, 07:26 PM
Post #12


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alguem poderia me informar quais os sintomas o carro apresenta quando o sensor de detonação está com problemas??? obrigado.

alguem pode me dizer quais os sintomas que o carro apresenta quando este sensor de detonação está com problemas?? obrigado.
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Caduchagas
post Jul 1 2011, 11:23 AM
Post #13


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Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que
popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor.

O sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor, permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor

Para uma maior eficiência o sensor de detonação é parafusado no bloco do motor em uma posição próxima aos cilindros de combustão de forma que a detonação em qualquer cilindro seja captada o mais rápido possível pelo sensor.
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rgdl
post Jul 1 2011, 11:47 AM
Post #14


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QUOTE(Caduchagas @ Jul 1 2011, 11:23 AM) *

Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que
popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor.

O sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor, permitem que o motor funcione com o ponto de ignição o mais adiantado possível, conseguindo maior potência sem prejuízo para o motor

Para uma maior eficiência o sensor de detonação é parafusado no bloco do motor em uma posição próxima aos cilindros de combustão de forma que a detonação em qualquer cilindro seja captada o mais rápido possível pelo sensor.

Entendi, então podemos, resumindo, dizer que o sensor de detonação ajuda a economizar combustível, aumenta a durabilidade do motor e melhora sua performance.

É não dá para ficar sem ele não.
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YuitiK
post Jul 2 2011, 07:51 PM
Post #15


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Forista Glauco,
O principal sintoma de sensor de detonação pifado são as "griladas" no motor, parecendo metais batendo. Neste caso, ele não informa a ECU da pre-ignição e não há retardo no ponto para evitar os grilos no motor, como bem colocado pelo forista.
Entretanto, mesmo com ele funcionando corretamente podem ocorrer os grilos ou batida de pino, como se costuma dizer:
- Bomba de gasolina com baixa pressão x vazão;
- bicos injetores entupidos, ocasionando mistura pobre;
- gasolina "batizada";
- ou mesmo algum outro problema no motor como erro de leitura no sensor de posição da borboleta, interpretando leitura errada para a ECU podem ocasionar os grilos.

Há algum tempo troquei de posto de abastecimento e acabei com os grilos de meu carro.

Grilos constantes por pre ignição podem derreter velas, válvulas, pistões e causar um prejuízo "dos bons". Podem acreditar.


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Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
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voraz
post Oct 22 2012, 10:03 PM
Post #16


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[quote name='AAK' date='Oct 22 2009, 09:30 AM' post='7626']
OK.
Obrigado pelas informações.
O sensor comprei na internet, por R$ 45,00. Encaixa perfeitamente no conector da Citroen;
[/quote]

qual site vc comprou por este preço! passa a pra nós.
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Danilo Giusti
post Oct 23 2012, 10:26 AM
Post #17


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kkkkk... por um segundo pensei que ele estava querendo explodir o carro!!! nem sabia que tinha esta peça...
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