IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Reply to this topicStart new topic
> defeito na ventoinha do berlingo, ventoinha nao funciona
Arredio
post Mar 1 2010, 11:37 AM
Post #1

Membro Avançado

Grupo: Members
De: Uberlândia - MG
Membro nº: 22,440

Aqui tem todos os detalhes :

http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?ac...&st=0#entry6518

--------------------
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

Radioamador - PU4ASL
" Berlingo Multispace 1.6 16V
"
User is offlineProfile CardPM
Go to the top of the page
+Quote Post
prata
post Mar 1 2010, 09:17 AM
Post #2

Membro
**

Membro nº: 18,334

Acho que o assunto está bem caracterizado, mas gostaria de dar o depoimento da minha experiência de amador em termos de mecânica/elétrica.
1- O meu Berlingo estava com somente uma ventoinha funcionando
2- Em dias de muito calor e trânsito parado, ou quase, em São Paulo, o ar condicionado parava de funcionar.
3- Li os posts neste forum e cheguei até os relês
4- Retirei os dito cujos, limpei os contatos (perninhas), testei em posições trocadas e NADA.
5- Li com mais cuidado e percebi que não estava fazendo a coisa certa
6- Retirei os relês, abri (é fácil), e olhei os contatos INTERNOS
7- Dois dos relês estavam como que tivessem sido instalados recentemente, estavam novinhos
8- O terceiro estava com uma "oxidação" danada
9- Lixei, limpei os contatos em DUAS posições (dois contatos - um pequeno de contatos bilaterais e outro maior com contato unilateral)
10- Recoloquei os relês e NADA
11- Como uma última tentativa troquei os relês (ois dois de cima), agora com os contatos bem limpinhos e CHABUNGA!!!! funcionou
12- E continua funcionando como deveria, ou seja, em dois estágios de velocidade
13- Como o relê estava um tanto acabado, vou comprar um novo e substituir

Moral da história: Valeu pessoal pelas informações certeiras
+Quote Post
Arredio
post Feb 17 2010, 12:04 PM
Post #3

Membro Avançado

Desculpe-me pela demora, estava viajando.

Não basta só trocar os relés deve olhar internamente para ver se eles não estão danificados, dificilmente é o motor do ventilador, mas pode acontecer.
Quando em dia muito quente o ponteiro sobe a 90 graus 3/4 do curso como você citou, entra então um ventilador em alta velocidade mas deveria ter entrado 2 ventiladores em média velocidade antes ( ai está o defeito ).
O ideal é o ponetiro ficar próximo ao centro do curso do medidor aproximadamente 2mm depois, não deve aproximar-se do fim de escala ou 3/4 do curso.

Observação: os reles tem um resistor de 390 ohms em paralelo com a bobina, mas você só vai ver isto se retirar a tampinha do rele, aproveite um multimetro para medir se a bobina não esta aberta, assim não funcionará de jeito nenhum ( abra o relé e olhe dentro dele ).
Quando abrir o relé, deverá observar que os contatos dele estão carbonizados, pretos chamuscados, deve-se tentar limpar, mas se estiver muito ruim, a solução é trocá-los.

Se não tiver experiência com eletrônica, leve o relé para alguém que conheça OK.

Nota: não se deve colocar relés sem o resistor de 390 Ohms ( falo mais detalhadamente em outro tópico ), ele protege o circuito de comando dos ventiladors

Se precisar, entre em contato novamente OK.

--------------------
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

Radioamador - PU4ASL
"
+Quote Post
prata
post Feb 9 2010, 06:35 AM
Post #4

Membro
**

Membro nº: 18,334

Uma das ventoinhas do Berlingo 1.6 16V 2005/2006 está parada. Já li alguns posts aqui e tentei até trocar os reles de posição. Não adiantou. Agora vou tentar tirar o motor da ventoinha para "ver" se o problema é lá. Um dos problemas que eu percebi é que em trânsito pesado e dia muito quente, o ar condicionado pára de funcionar. A marcação da temperatura do motor não passa dos 3/4 (não sei dizer a temperatura). Algum comentário?
+Quote Post
Arredio
post Sep 20 2009, 05:53 PM
Post #5

Membro Avançado

QUOTE(fernandolbere @ Dec 2 2007, 03:54 PM) *

Amigos, tenho um berlingo 1.8 2001 e apenas uma das ventoinhas esta funcionando, e percebi que o meu berlino esta esquentando um pouco mais do que o normal. Como devo proceder para tentar solucionar o problema? Pço ajuda a vc s do clube. Atenciosamente, Fernando

AQUECIMENTO DO MOTOR ( ARREFECIMENTO )

Encontrei a solução para este problema de aquecimento do BERLINGO, trata-se de 3 relés que ficam junto aos ventiladores na parte frontal do motor ( em frente ao radioador ).
Estes relés oxidam e danificam por umidade, eles estão dentro de um recipiente plástico entre os ventiladores, isto no meu caso um BERLINGO 1.6 16V 2005.
Trouqei os relés e tudo voltou ao normal, quando a temperatura atinge 65 graus, ambos os ventiladores entram, quando a temperatura atinge 90 graus os dois já rodando aumentam suas velocidades.

Se alguém for realizar este trabalho e sentir dificuldade eu tenho o manual de serviço completo do carro portanto posso orientá-los a executar corretamente o reparo, entre em contato comigo, farei um procedimento para execução dos serviços de manutenção do seu sistema de arrefecimento OK.

--------------------
Ademilton da Silva Leite
Uberlândia - MG

Radioamador - PU4ASL
"
+Quote Post
rafael_xm
post Dec 21 2007, 02:12 PM
Post #6

Membro Avançado

De: São Paulo - Capital
Membro nº: 7

Realmente os sistemas de arrefecimento dos Citroën, pelo menos com relação as ventoinhas, tem acionamento e funcionamento identicos.

Evite peças recondicionadas nesse sistema, elas podem ser mais uma dor de cabeça que uma solução.

Abraço!

--------------------
Ainda por aqui!
+Quote Post
O Administrador
post Dec 17 2007, 04:48 PM
Post #7

Membro Avançado

Grupo: Root Admin
Membro nº: 2

Boa tarde Fernando,

Seu carro pode ter um mal contato em algum ponto da fiação da ventoinha que está paralisada, ou ainda com um problema no respectivo motor. A solução é muito simples de verificar, podendo esse trabalho ser feito por qualquer eletricista.

O primeiro passo para a solução definitiva do problema, é você ter a certeza de que não tem um monstro nas mãos. É comum as pessoas terem medo de defeitos nesses e em outros carros, por acharem que eles são diferentes, como se o umbigo das pessoas ficasse em lugares diferentes dependendo do país de origem. Isso definitivamente não é verdade, assim como a ilustração do umbigo.

O sistema é igual a tantos outros que trabalham com duas ventoinhas, uma de baixa rotação que é responsável pela manutenção do nível da temperatura em condições normais, e outra para alta rotação, responsável por esse equilibrio em condições extremas, como quando o ar condicionado está em uso.

No tópico Xantia, nosso colega Pedro Prado ilustra o funcionamento desse dispositivo e dismistifica tudo o que é dito nos balcões de padaria existentes neste país.

--------------------
O Administrador
ccdob
webmaster@ccdob.com.br
+Quote Post
fernandolbere
post Dec 2 2007, 05:54 PM
Post #8

Novato
*

Membro nº: 1,255

Amigos, tenho um berlingo 1.8 2001 e apenas uma das ventoinhas esta funcionando, e percebi que o meu berlino esta esquentando um pouco mais do que o normal. Como devo proceder para tentar solucionar o problema? Pço ajuda a vc s do clube. Atenciosamente, Fernando
+Quote Post

Reply to this topicStart new topic
2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (2 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 6th September 2010 - 12:36 PM