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> Óleo do Motor
Claudio Muniz
post Mar 20 2008, 11:14 AM
Post #1


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Olá!!!

Acabei de adquirir uma Picasso 2003, GLX 2.0 16V 118CV com 46.000 Km.

No manual tem a recomendação de óleo semi-sintético ou sintético, com especificações diferentes, dependendo do clima.

Qual óleo vcs recomendam???
Pode-se usar óleo mineral com troca de óleo e filtor à cada 5.000 Km???

Abraços e um excelente feriado à todos...

Claudio Muniz
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Respostas(1 - 10)
apmed2000
post Mar 22 2008, 09:51 PM
Post #2


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Segue abaixo uma boa explanação:


" Interpress Motor fez uma série de perguntas, respondidas por Rogério Ludolf, membro da Comissão Técnica de Combustíveis e Lubrificantes da SAE Brasil, com colaboração de Maurício Leibovitz, da Shell.

Quantos tipos de óleo de motor existem? Como são eles?
Os óleos são caracterizados por suas especificações. Para melhor defini-los, precisamos observar três aspectos:

1) Especificação de desempenho - a mais tradicional é a API (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações européias, como Acea e as respectivas de cada montadora. Para API a especificação mais moderna é a SM, que está sendo introduzida no Brasil, principalmente para produtos de alta performance, uma vez que requer óleos básicos especiais.

2) Especificação de viscosidade - regulada pela SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), há basicamente dois grupos, o de monoviscosos (como 30, 40 e 50) e multiviscosos (como 20w50, 10w40, 5w40); os multiviscosos têm maior capacidade de resistir à variação térmica dos motores, apresentando menor redução de valor quando do aumento da temperatura.

3) Base do óleo - pode ser mineral, sintética ou semi-sintética. As marcas tradicionais no mercado (Petrobras, Shell, Texaco, Mobil, Castrol, Ipiranga e Repsol) costumam ter produtos que atendem a essas especificações.

Como decido que tipo de óleo usar?
A definição do lubrificante envolve uma série de quesitos, mas a forma de simplificá-la é seguir a recomendação do manual do proprietário, que traz a recomendação do fabricante que é quem melhor conhece seu veículo e pode definir, por meio de testes, as condições operacionais e a especificação mais adequada do lubrificante.

Seguindo essa recomendação, trabalhando com marcas tradicionais e confiáveis e consultando seu mecânico de confiança, você chegará a uma escolha adequada. Tendo dúvida, o cliente ainda pode consultar o serviço de atendimento ao cliente. Também no rótulo das embalagens em geral se encontra um número de atendimento, quase sempre um 0800 que pode ser acionado pelo cliente.

Quando devo completar o nível de óleo?
Com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Assim, enquanto não chega a hora de trocar o óleo, devemos ir completando o nível.

Qual o nível correto do óleo no carro?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.

Quando devo trocar o óleo do carro?
Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo e que consta do manual do proprietário. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.

É verdade que o motor deve estar quente na hora de troca de óleo?
Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer, além do que as partículas de impurezas ainda estão em suspensão.

Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo?
É importante que se espere pelo menos 15 minutos após o motor ter sido desligado para medir o nível. Isso ocorre porque, neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real do volume.

Posso aumentar o período de troca quando uso óleos sintéticos?
Embora os lubrificantes sintéticos ofereçam qualidade superior, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca entre sintéticos e minerais. Recomendamos então seguir a indicação do manual do proprietário.

Qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve”, que são termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca?
Serviço severo é típico para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda-e-pára do tráfego e por pequenas distâncias, de até seis quilômetros, ou em estradas em que haja muita poeira. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias com boa pavimentação, como no caso de viagens.

O filtro de óleo também deve ser trocado? Quando?
Sim. O óleo, com seus aditivos detergentes e dispersantes, carrega as sujeiras que iriam se depositar no motor. Ao passar pelo filtro, as impurezas maiores ficam retidas, e as menores continuam em suspensão no óleo. Chega um momento em que o filtro, carregado de sujeira, dificulta a passagem do óleo, podendo causar falhas na lubrificação. A situação se agrava quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode causar sérios danos ao motor.

O período de troca do filtro de óleo também é recomendado pelo fabricante do veículo e consta do manual do proprietário. Normalmente ela é feita a cada duas trocas de óleo. Porém já existem fabricantes que recomendam a troca do filtro a cada troca do óleo, para que não haja mistura do óleo novo com o residual que se encontra no filtro.

Devo adicionar algum aditivo ao óleo para melhorar o desempenho?
Não há necessidade de adicionar aditivos complementares ao óleo. Os lubrificantes recomendados já trazem todos os aditivos necessários para atender perfeitamente ao nível de qualidade exigido.

Quais são os efeitos de usar cada óleo em cada tipo de motor? Se eu comprar um óleo para alta performance e colocá-lo em meu carro 1.0, estarei correndo algum risco?
Quando o óleo atende ou supera a especificação requerida pelo fabricante, os efeitos são só positivos, pois o lubrificante vai exercer sua função de forma adequada, garantindo que o motor estará sempre bem lubrificado. O grande problema é utilizar lubrificantes com especificações inferiores ao exigido pelo fabricante, pois essa prática poderá fazer com que o motor funcione sem atender ao mérito de limpeza adequadamente, causando desgastes prematuros, redução da vida útil do lubrificante, entre outros problemas.

Há casos em que posso desperdiçar dinheiro? Ou seja, comprar um óleo mais caro sem precisar?
O que precisamos avaliar aqui é o custo do lubrificante quando comparado ao custo total de manutenção e o próprio valor de veículo, principalmente quando analisamos a taxa de freqüência de troca que gira em torno de uma a duas trocas por ano. Correto seria utilizar lubrificantes que atendam a especificação do veículo. Utilizar lubrificantes superiores, ainda que possa ser mais caro, vai garantir que seu motor esteja bem protegido.

Caso o consumidor se sinta confortável em utilizar especificações superiores, não estará desperdiçando dinheiro, pois seu carro apresentará uma melhor lubrificação, o que pode aumentar sua vida útil e reduzir os custos de manutenção. Um ponto importante a observar é que os óleos sintéticos têm viscosidades mais baixas, o que em carros muito antigos pode implicar em um maior nível de consumo de óleo, que precisa ser acompanhado. O litro de óleo mineral custa a partir de R$ 6, e o de sintético chega a R$ 60.

Qual é a relação entre usar combustível de um posto não muito confiável e a questão da lubrificação?
Combustíveis adulterados são danosos ao motor e implicam queima inadequada e excesso de sujeira no motor. Lubrificantes de maior performance, como semi-sintéticos e sintéticos poderiam resistir um pouco mais que os minerais, mas não seriam suficientes para evitar a borra em motores que rodam com combustíveis fora das suas especificações, principalmente aqueles adulterados com solventes.

É verdade que o óleo de motor deve ser claro, e o de engrenagem, escuro?
Não. Os óleos lubrificantes são formulados misturando-se básicos e aditivos e a sua cor final dependerá da cor do básico e do aditivo que forem empregados na sua formulação. Além disso, a cor não tem nenhuma influência no desempenho do óleo.

O óleo mais escuro é também mais grosso?
Eis outro conceito errado. O óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.

Por que o óleo de motor fica escuro com o uso?
Para realizar a função de manter o motor limpo, o óleo deve manter as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo em suspensão, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo se torna mais escuro, e o motor fica limpo.

Ouço dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. É verdade?
Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada 1.000 quilômetros, levando-se em conta carros de passeio. Mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo consome óleo, sim senhor!"

Publicado em 18/03/2007
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apmed2000
post Mar 22 2008, 10:30 PM
Post #3


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Em tempo,

O recomendável é seguir mesmo o manual do fabricante:

Óleo: semi-sintético ou sintético = 4,25 litros

Marca:
Total Quartz 7000: API-SL/CF SAE 15W/50
ou
Total Quartz 9000: API-SL/CF SAE 05W/40

Troca a cada 10.000 Km ou 01 ano.

Notas:
1)Preferir o “15W” em regiões de clima quente. E, o “5W” em regiões de clima frio.

2)A "marca Total" não é importante. Há, várias marcas tradicionais no mercado, Petrobras, Shell, Texaco, Mobil, Castrol, Ipiranga e Repsol.
O importante é atender às “especificações” fornecidas pelo fabricante.

3)Caso opte pela marca “Total”, faça uma cotação na Citroen e na Peugeot.

4)Sempre respeitar o período das trocas. E, sempre trocar o filtro.

5)Recomenda-se, rodar com o carro até o óleo esquentar, para que o óleo velho saia mais rapidamente. E, nada de “sucção”. O melhor ainda, é “sangrar” , pois elimina as impurezas que ficam no fundo do cárter. E, o único inconveniente é espanar o bujão. Portanto, troque o anel de vedação do bujão e não permita aperto em demasia.


Outras questões pertinentes:

1)Qual o óleo que o dono anterior utilizava ?

2)Evite usar mineral num motor que rodou com sintético e vice-versa.

3)Motor que trabalha em “regime severo” é melhor optar por sintético.

4)Borra é causada por prolongamento do prazo de troca ou contaminação por combustível adulterado.

5)Cuidado com óleos de viscosidade excessiva, pois são a principal causa de borra no motor.

6)“Flush”, em caso de borra não é recomendado. O melhor é uma limpeza “geral” do motor em uma oficina de confiança.

7)A maior diferença dos sintéticos para o minerais é a maior resistência do primeiro à oxidação e contaminação, preservando assim suas qualidades.

8)A única “vantagem” do óleo mineral é o preço .
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Claudio Muniz
post Mar 24 2008, 10:24 AM
Post #4


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Obrigado, e...

Uma excelente semana à todos!!!
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Bajester-Picasso
post Apr 15 2014, 08:27 PM
Post #5


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[quote name='apmed2000' date='Mar 22 2008, 10:30 PM' post='1149']
Em tempo,

O recomendável é seguir mesmo o manual do fabricante:

Óleo: semi-sintético ou sintético = 4,25 litros

Marca:
Total Quartz 7000: API-SL/CF SAE 15W/50
ou
Total Quartz 9000: API-SL/CF SAE 05W/40

Troca a cada 10.000 Km ou 01 ano.

Notas:
1)Preferir o “15W” em regiões de clima quente. E, o “5W” em regiões de clima frio.

2)A "marca Total" não é importante. Há, várias marcas tradicionais no mercado, Petrobras, Shell, Texaco, Mobil, Castrol, Ipiranga e Repsol.
O importante é atender às “especificações” fornecidas pelo fabricante.

3)Caso opte pela marca “Total”, faça uma cotação na Citroen e na Peugeot.

4)Sempre respeitar o período das trocas. E, sempre trocar o filtro.

5)Recomenda-se, rodar com o carro até o óleo esquentar, para que o óleo velho saia mais rapidamente. E, nada de “sucção”. O melhor ainda, é “sangrar” , pois elimina as impurezas que ficam no fundo do cárter. E, o único inconveniente é espanar o bujão. Portanto, troque o anel de vedação do bujão e não permita aperto em demasia.


Outras questões pertinentes:

1)Qual o óleo que o dono anterior utilizava ?

2)Evite usar mineral num motor que rodou com sintético e vice-versa.

3)Motor que trabalha em “regime severo” é melhor optar por sintético.

4)Borra é causada por prolongamento do prazo de troca ou contaminação por combustível adulterado.

5)Cuidado com óleos de viscosidade excessiva, pois são a principal causa de borra no motor.

6)“Flush”, em caso de borra não é recomendado. O melhor é uma limpeza “geral” do motor em uma oficina de confiança.

7)A maior diferença dos sintéticos para o minerais é a maior resistência do primeiro à oxidação e contaminação, preservando assim suas qualidades.

8)A única “vantagem” do óleo mineral é o preço .
[/quote]



Oi Galera, sou novo aqui no Clube....comprei uma Xsara Picasso 2009 GLX 2.0 Automática e fui trocar o óleo da minha este final de semana, ela está com 63000km e o antigo dono usava Shell 5W / 40, fui numa casa especializada em óleo e me recomendaram o TOTAL QUARTZ 7000 15W/50, paguei R$25,50 o litro e mais R$15,00 pelo filtro FRAM. Tive que comprar 5 litros afinal são 4,25 litros com a troca do filtro. (Detalhe para os amigos da ecônomia...sempre que trocarem o óleo troquem também o filtro!!! Não vá no embalo de frentista de posto que diz que pode trocar o filtro uma vez sim uma vez não, ou seja trocar o filtro a cada duas trocas de óleo....se lembrem que este filtro está rodando no seu motor a 10000km em média e que além de reter impurezas se você não trocá-lo vai ficar 0,5 litro de óleo antigo em média contaminando o óleo novinho que você acabou de colocar e provavelmente rodará mais uns 10000km até a próxima troca, agora imagine seu filtro aguentando no total de 20000km??? Essa pratica se usava antigamente quando somente existia óleo mineral e a troca era feita no máximo entre 3000km ou 5000km e o preço do filtro as vezes era mais caro que o litro do óleo, ai o cara optava em comprar somente o óleo pra baratear...mas hoje em dia com motores cada vez mais precisos e com óleos cada vez mais avançados em tecnologia de lubrificação é bobagem pura economizar R$15,00....pois isso sairá muito mais caro futuramente.
Grande abraço a todos do Clube Citroen 613179.gif
Notei até o motor mais silencioso após colocar um óleo mais viscoso, ficou muito bom.
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rgdl
post Apr 16 2014, 10:30 AM
Post #6


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Eu estou usando o Lubrax Tecno 15W40 semi-sintético. Antes eu usava o Selenia 5W40 totalmente sintético.

Eu já vi o pessoal aqui dizer que no manual tem uma curva de viscosidade recomendada de acordo com a temperatura, mas no meu manual (Xsara Picasso 2005) não tem nada, no manual on-line também não.

A unica coisa que tem é que o óleo tem que ter especificações API SL ou superior e ACEA A3/B3 ou superior.

Sempre troco o filtro, o fabricante da peça vendida nas concessionárias é a Mahle, mas para o mercado de consumo ela usa a marca Metal Leve.
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johannes
post Apr 16 2014, 12:07 PM
Post #7


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amigos fui trocar e me recomendaram o 10/40 api sn da havoline.
troquei errado?
não tinha o total 7000 10/40 na quantidade total tinha 3 litros so .
Troquei filtro e tudo .
ele é semi sintetico troco com quantos km?
obrigado
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rgdl
post Apr 16 2014, 02:38 PM
Post #8


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Seu motor é 1.6 ou 2.0?

Se for 2.0 o único problema que vi nesse óleo é que ele não tem a certificação ACEA A3/B3.

Não sei se o 1.6 também tem essa exigência.

Eu usava o Selenia 5W40 e agora uso o Lubrax Tecno 15w40 pq ambos tem as especificações API e ACEA corretos.

Os fabricantes de óleo dizem que óleos de tecnologia sintética duram 10.000 km, mas eu não apostaria nisso. Eu troco o meu um pouco antes, com 8.000km de uso ou 6 meses caso o carro fique muito tempo parado.
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mlhz
post Apr 16 2014, 09:00 PM
Post #9


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Uso 15w50 da total.

Troco filtro e óleo a casa 5mkm.


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Marcus

Xsara Picasso 2005 automatica
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Xamã
post Apr 19 2014, 07:35 AM
Post #10


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[quote name='mlhz' date='Apr 16 2014, 09:00 PM' post='24411']
Uso 15w50 da total.

Troco filtro e óleo a casa 5mkm.
[/quote]

Tô usando o 5W30 API - SN, ILSAC GF - 5, sintético, da Havoline.

Até agora, tudo bem! Trocas também a cada 5.000 kms... biggrin.gif


--------------------
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
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Thiago Niterói/RJ
post Aug 28 2014, 07:44 PM
Post #11


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Melhor óleo de motor na minha opnião:


CASTROL MAGNATEC 10W40 (SEMI SINTÉTICO) - conforme manual (Citroen Xsara Picasso 2002 / 2.0 / 16v.) - Proteção desde o momento da partida. O carro fica leve rodando com ele. Recomendo e muito, vale a pena pagar um pouco mais.

E claro, troque o filtro, sempre que trocar o óleo (incluindo sistema arrefecimento, utilizando preferencialmente aditivo para radiador LUBRAX, a base de monoetilenoglicol). Período de troca: A cada 6 meses.
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