Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Mensagem: Defeito Motor
Citroën Clube do Brasil > Modelos Citroën > PICASSO C4 PICASSO e GRAN C4 PICASSO
Warley
Prezados,

Acho importante compartilhar as informações para ter conhecimento e não aceitar qualquer diagnóstico de problema.

Minha Nave apresentou a mensagem no computador de bordo "Defeito Motor" , porém o carro continuou funcionando, a unica mudança foi que aceleração que oscilava, e ao arrancar o carro, embolava.

Levei em um mecânico que parecia ser bom, carro ficou la 4 dias e resultado foi trocar a centralina. So que achei estranho, resolvi levar em outro mecânico, especialista em Citroen, principalmente em Picasso. Este corrigiu o problema em 2 horas, segundo ele, reprogramou o "Calculador", nem trocou peça, e ficou por 180,00 por 2 horas e meia de mao de obra.

Fica ai a Dica, procure mao de obra especilizada, é melhor.

Abraço.
William Vicentin
Legal Warley, vamos ver quanto tempo dura essa reprogramação e o resultado.

De qualquer forma divulga o contato desse mecânico ai pra galera.

PS: No meu caso o diagnóstico e solução definitiva foi abrir o câmbio, trocar as eletroválvulas, retentor do semi-eixo, retentor da bomba, juntas do cambio, óleo e filtro de câmbio. Garantia 6 meses.
Valor 2mil reais

Oficina 3E Motors
OFICINA ESPECIALIZADA EM PEUGEOT/ CITROEN/ RENAULT
R. Alexandre Dumas 1180, Chac. Sto. Antonio Sao Paulo
11-5181-1250/11-2365-1464
www.3emotors.com.br
Warley
Opa...

Pois é, vamos ver, ja tem praticamente 1 mês, ta tudo certo ainda, ele me disse que parece que o meu carro ja tinha usado kit gas, ai ficou fio solto la, parece que esbarrou em outro e deu esse problema, mas não é concerteza.

Esse mecânico é em BH:

BUENO MULTIMARCAS
Av Barao Homem de Melo 1233 Nova Granada BH CEP 30460-090 FONES 31 3334 4180 / 31 3334 2691 / 31 9971 3818

Abraço.
RicLnx
No meu caso foi mais fácil ainda... Bastou trocar a bateria que estava já ficando ruim ! Resolveu tudo, inclusive a lenta variando ! biggrin.gif
Mario Cordeiro
Grande turma... venho acompanhando o Forum há um bom tempo... qualquer dia desses paro pra contar minha longa história... mas sobre o DEFEITO MOTOR.. no meu caso, sempre recorro a um primo q trabalhou na Citroen daqui de Salvador e ele me informou q poderia ser combustível... completei o tanque com aditivada de um posto de confiança e o problema desapareceu.
Warley
No meu caso eu abasteci com aditivada e tambem com a podium, o que não resolveu rs, somente rastreando mostrou o defeito.
Cirdan
Todo Citroen quando começa a dar problemas pode ser bateria. Quando ela fica fraca, começa a apresentar esses problemas...

O carro fica com a marcha ruim, fica com um monte de sensores dando problemas. As vezes uma simples bateria resolve todos os problemas.

Eu preciso ver a minha mesmo.

Abraços
Rafael_xm_C4
Bom dia colegas...

Passei minha XPC numa revisão esta semana.

O carro tinha um problema que incomodava bastante: a preguiça matinal!

Numa revisão anterior eu já havia solicitado a troca das velas, revisão do sistema de injeção, limpeza, troca de algumas peças, filtro de gasolina, além de fazer o telecarregamento das informações. O problema apenas diminuiu, não sendo constatado nenhum problema que pudesse ocasionar o mal funcionamento do carro enquanto frio.

Pois bem, nesta revisão além da troca de óleo, filtros, bandeijas e bieletas, aproveitei que a oficina tinha adquirido uma bobina para atender um outro cliente que acabou não trocando a peça, e pedi para que a instalasse para testar...

O resultado é que o carro está funcionando normalmente agora, sem falhas na aceleração ou na marcha lenta.

O preço da peça é salgado; na casa dos R$ 600,00, mas se você tem um problema parecido e constatar que esse é o problema, vale a pena trocar a peça.

Abraço!
Cirdan
Eita... a minha ta com isso e ainda bebendo um pouco acima da conta... deve ser mesmo a bobina.

Vou fazer o teste e preparar para trocar.

Abraços
rgdl
Tá no manual (pag. 42) que essa mensagem (defeito motor) tem origem justamente no calculador da injeção ou quando há risco de poluição, como ele não especifica o que vem a ser risco de poluição imagino eu que o suspeito possa ser a sonda lambda.

inté+
Warley
No meu caso a sonda estava travada segundo o mecanico, mas nao precisou troca-la, apenas reconfigurar o calculador.
Kall
Senhores, no meu carro apareceu a mensagem "DEFEITO MOTOR" e acendeu a luz da injeção.

Levei no meu mecanico que zerou o sistema e disse para eu andar e ver se dá problema denovo.

Alguem sabe se isso pode gerar mais algum problema no carro?

Vcs acham que devo trocar direto a peça para evitar mais transtornos?

Alguem saber mais ou menos o preço?

O carro é Xsara Picasso Glx 2005/2006 2.0 gasolina.

Abraço
Kall
Warley
Kall,

No meu o mecânico reconfigurou o calculador, ja tem quase dois meses e o defeito não voltou, agora se voltar e for necessário trocar o calculador, adianto que é bem caro, algo acima de 600, valor somente da peça.
Kall
Meu mecanico formatou o carro e não apareceu mais nada ainda, vou esperar para ver oque acontece.

Abraço
Cirdan
As vezes foi um combustivel adulterado... quando vc reseta a injeção e o calculador, resolve e não volta. A menos q vc abasteça com combustivel ruim novamente.

Abraços
Warley
No meu foi curto de um fio solto.
Cirdan
O meu deve ser bobina e sensores mesmo, pq da somente em dias muito quente...

Esfriou o carro funciona perfeitamente.

Abraços
William Vicentin
Pessoal,

O problema mais comum do tranco é falha no regulador de pressão da caixa de câmbio, mais conhecido como ELETROVALVULA - SOLENOIDE DE PRESSÃO.

Essa peça tem a função de manter a pressão adequada para cada uma das 4 marchas.

Quando o cambio em N "neutro" a pressão deve ficar entre 2,4 - 2,8 bars. e quando em D "Drive" a pressão deve ficar entre 2,8 - 3,1 bars.

Isso é facilmente medido apenas passando o scanner, o mecanico liga o carro, verifica no computador a presão em N e depois engrata D e verifica. Se a pressão for abaixo da média descrita você terá que trocas as eletroválvulas/solenóides.

Pra ajudar segue abaixo um link onde poderão ver o que eu citei acima.

AL4 Pressure Regulation Fault
http://www.peugeotlogic.com/workshop/wshtm...l4/solenoid.htm
rudimelo
Kall,

Estava procurando informações no fórum pois na quinta-feira passada ao me preparar para viajar minha xspc 2006 acendeu a luz da injeção e apresentou a mensagem de defeito no motor. Após deixá-la ligada e ligar e desligar várias vezes, levei ao mecânico (isto em questão de duas horas), ao chegar lá a luz apagou, ele disse que poderia ser por ele ser muito pouco usada e naqyela semana eu nem tinha ligado o motor.
Ficamos combinados de nesta semana eu voltar lá pra ver no scaner mas, no domingo a tarde um Golf me bateu e agora ela está é no chapista. 966283.gif icon_smile_8ball.gif

Vou ter que me benzer, isto sim. hehehehe
382454.gif
Cirdan
A injeção dos Citroen é muito sensivel amigo... as vezes foi somente o combustivel q vc colocou e o tempo parado fez com q acumulasse alguma impureza.

Abraços
O Administrador

Reportado:andré**

Meu carro, apresentou esse codigo de defeitodo motor, passando o scanner indica q o injetor 3 está com falha, mas..testando os bicos eles estão normais, já fizemos de tudo até a troca do modulo , vc sente o carro falhar levemente , e ai acende a luz....parando o carro e deixando em marcha lenta e desligando e religando o carro algumas vezes....a falhação some e a luz apaga !
alguem, poderia me dar uma luz ??
sem mais agradeço !
William Vicentin

Ja testou as bobinas de ignição? acontece que se uma falha o motor continua funcionando, ele fica oscilando aceleração apenas mas o carro anda. Se falhar duas ele morre.
rgdl

Como eu disse lá em baixo, segundo o manual, a mensagem "defeito motor" só ocorre nas seguinte situações: problema no calculador da injeção ou quando há risco de poluição.

Não adiante ver bobina, vela isso e aquilo... sem antes descartar erros no calculador da injeção e problema na sonda lambda.

O erro no calculador resolve reprogramando e a sonda tem que dar uma olhada.
Cirdan
Poucas pessoas lembram q uma Sonda tem vida util de 80 mil a 100 mil km.

Abraços
aless-rock
Injetor 3? peça para um mecanico medir a resistencia dos bicos, uma vez peguei um carro assim acusando falha no motor, acusava um determinado bico, o motor nao falhava, nem um poukinho, o bico injetava perfeitamente, mas acusava bico injetor, medi a resistencia deles, e um estava diferente dos outros tres,

o valor e mais ou menos 14,0 ohms ou 15,0omhs...

espero que ajude,,,,,,

abraço
mecanico
Alessandro
21 7888 9429

estrada caetano monteiro 795, Largo da Batalha Niteroi RJ
César Augusto
O meu deu problema parecido mas nao apareceu a mensagem de defeito. Comprei(usado) ele e no dia seguinte fui viajar, quando andei uns 200km o carro começou a morrer.

Completei, oleio do freio, direção, enchi o tanque, coloquei aditivo na gasolina e nada, ela chegar ha uns 100Km/h ele morria e como eu tava correndo ele morria e pegava no tranco as vezes eu nem percebia.

Ai quando cheguei no destino levei num mecanico e o cara trocou filtro de combustivel, pronto problema resolvido.
Alexandre Cortez
O meu apresentou esse problema agora à noite. O carro deu uma falhadinha bem leve e a luz da injeção acendeu e deu a mensagem de defeito no motor. O carro não apresentou mais nenhum problema.

Liguei para o mecânico especializado em Citroën e ele disse que uma simples sujeira que passe pode dar isso.
Como a luz continua acendendo, vou levar lá no sábado e ver com o scanner.

Abs
Alexandre Cortez
Hoje de manhã liguei o carro e a lâmpada apagou. Vim para o trabalho sem problemas.
Bem que o mecânico disse isso, que quando o carro esfriasse poderia voltar tudo ao normal.
Realmente pode ter sido uma sujeira que passou pelo sistema de injeção.

Mas ainda assim acho que vou levar lá para passar o scanner, por via das dúvidas.

Abs

FRTC-SP
Ontem à noite, ao sair da garagem do meu prédio, subindo a rampa, o carro deu uma falhada e apresentou essa mensagem de "Defeito no Motor". Junto com a mensagem a luz da injeção acendeu e permaneceu acesa. Então, subi a rampa e desliguei o carro. Liguei-o novamente e a mensagem reapareceu imediatamente, junto com a luz da injeção, que permaneceu acesa. Mesmo assim eu saí com o carro, busquei minha mulher e voltei para casa. O carro parecia normal, mas permaneceu com a luz da injeção acesa durante todo o tempo.

Ia levar o carro no meu mecânico hoje de manhã, mas liguei o carro e a luz não acendeu, nem exibiu mensagem de defeito no motor. Vim até meu trabalho com o carro normal, nenhum problema ou mensagem apareceu.

Acho que vou esperar para ver se acontece de novo antes de levar no mecânico. Talvez seja alguma sujeira, pois semana passada coloquei R$ 20,00 de gasolina em um posto Ipiranga de estrada, que não costumo abastecer...
Alexandre Cortez

Se apagou depois que o carro esfriou pode ter sido só sujeira mesmo.
No meu aconteceu mais umas duas vezes. Numa delas percebi que um cilindro ficou um bom tempo morto.
Experimentei trocar de posto e não mais ocorreu o problema.

Se puder, leve ao mecânico para que ele veja o erro no scanner e o apague.

Abs
FRTC-SP

Puts cara, 3 dias depois o problema ocorreu de novo (a luz acesa e a mensagem de "Motor com Defeito". Ficou dando a mensagem o dia todo, sempre que ligava o carro e a luz ficava acesa sempre. No outro dia, a mesma coisa.
Acabei de levar no mecânico. Ele passou o scanner e falou que o problema é a bobina. Tem que trocar. Ele vai aproveitar e trocar as velas também...
Valor:
Bobina: R$ 690,00
Velas: R$ 70,00
Mão de obra: R$ 100,00
sad.gif
Carlito
Ola amigo. Espero que consiga resolver o problema do seu carro, com esse gasto. Mas vou te contar uma experiencia própria. Meu carro começou a dar essa mensagem de "Defeito Motor". A mensagem por si só já é bastante preocupante, mas ao meu ver acontece porque o carro é extremamente sensivel a qualquer alteração na combustão. Resumindo, ´passei o scaner várias vezes (até comprei um para me divertir). Já troquei bobina, sonda lambda, velas, bicos, fiz limpeza e nada. O problema inicialmente parece estar resolvido por que o mecanico sempre reseta a injeção. Depois de alguns kilometros a mensagem reaparece. Já desisti de resolver, visto que não percebi nenhuma mudança no carro.
Ivan Lima

Por aqui tem a indicação da bobina na Rede Peugeot.

É bem mais barata.

Veja aqui no Forum. Tem um tópico falando disto.

[]s

Ivan Lima
hugobci
Entrei para o clube das naves com a mensagem "defeito motor", acompanhada da mensagem "freio mão acionado" e uma do "alarme não funcionando" (ou coisa parecida). As mensagens aparecem após a checagem de rotina do sistema ao virar a chave, e começaram a acontecer depois que minha esposa deixou a nave num lugar pra lavar.

Pois bem, levei a um mecânico que me disse que o problema era no calculador do motor e que teria que colocar um novo e me custaria 2000,00 reais glare.gif . Agradeci o rapaz 28720.gif , levei o carro de volta pra garagem sem mexer em nada e vim para a internet. Bom, fora as mensagens e a luz de injeção acesa o tempo todo, o carro não tem problema algum! Consumo ok, funcionamento ok, elétrica ok.

Será que no fim das contas o defeito são as próprias mensagens e/ou sensores que as alimentam? huh.gif

De qualquer maneira, vou levar ao mecânico que mantinha meu "c4" Pálio 1.0 na linha. Talvez ele não tenha todos os recursos de eletrônica pra verificar as paradas mas é honesto pelo menos.

Se encontrar uma solução, atualizo aqui!
Picasso


hugobci,

só como dica, diria pra você dar uma olhada na idade da sua bateria... Muitos sensores deste carro ficam desorientados quando a bateria está indo pro saco!!! Os defeitos são os mais variados e mais improváveis, quando a bateria está ruim!
Alexandre Cortez
O problema voltou. Troquei o bico nº 1, que era o defeito registrado. Ficou 1 mês sem dar defeito. Agora voltou e o erro é, "falha no cilindro 4". Ele abriu de novo e não viu falha alguma. Trocou as velas (que não havia trocado antes) e testei. Agora à noite deu de novo. Além da mensagem, noto um cilindro falhando. Mas logo volta ao normal. Também notei que isso só ocorre com o carro bem quente.
Já verificou bobina, bateria, cabos de vela...
Enfim, a saga continua. Apesar de achar o carro muito bom, essas coisas minam a gente e acabamos por deixar a marca.

Abs
Alexandre Cortez
[quote name='Carlito' date='Jan 29 2012, 12:31 PM' post='16411']
Ola amigo. Espero que consiga resolver o problema do seu carro, com esse gasto. Mas vou te contar uma experiencia própria. Meu carro começou a dar essa mensagem de "Defeito Motor". A mensagem por si só já é bastante preocupante, mas ao meu ver acontece porque o carro é extremamente sensivel a qualquer alteração na combustão. Resumindo, ´passei o scaner várias vezes (até comprei um para me divertir). Já troquei bobina, sonda lambda, velas, bicos, fiz limpeza e nada. O problema inicialmente parece estar resolvido por que o mecanico sempre reseta a injeção. Depois de alguns kilometros a mensagem reaparece. Já desisti de resolver, visto que não percebi nenhuma mudança no carro.
[/quote]

O problema, Carlito, é quando vc quiser vender o carro. Vai explicar o que para o novato que estará comprando? Estou nessa situação agora. Quero vender e esse mal não me deixa.

Pessoal, preciso de uma luz. Não sei mais o que fazer. Já gastei 1400,00 em duas semanas trocando, bico nº 1, velas e hoje a temida bobina.

O cara rodou com o carro várias vezes no dia e nada de defeito. Peguei ele agora e mal saí da oficina, DEFEITO NO MOTOR. Ele passou o scanner e deu "falha no cilindro 2". Recapitulando, primeiro deu falha no 1, depois no 4 e agora no 2. Mas logo em seguida o carro volta ao normal.

Matutando aqui eu pensei: pode não ser falha nos bicos, mas ele registra o cilindro que acusou a falha mediante a informação de algum sensor. E se este sensor estiver mandando mensagens erradas???

Bem, estou querendo vender o carro e duas pessoas que já viram adoraram, mas não posso vender do jeio que está. Não seria honesto.

O que mais posso fazer????
Se eu largar na Citroen vou gastar os tubos.

Abs
Picasso
Esse como outros carros com sistemas multplexados, cheios de sensores, têm seu lado bom e seu lado ruim...

O grande problema é que não existe pessoal qualificado o suficiente para avaliar esses carros... trocam 100 peças pra resolverem o problema!


Alexandre,

Uma vez vi um mecânico citroen dizer que dependendo do estado de carbonizacao do motor, o mesmo nao consegue receber o volume correto de ar para a queima do combustível, entao a luz de injecao fica acendendo direto!

O problema, é que é uma aposta cara de se fazer!!!

Porém dependendo da km e do seu animo de ficar com o carro, é um serviço que vale a pena!
rgdl
Caro Alexandre Cortez, venho acompanhando seu drama realmente é chato ter um problema que não se encontra solução. Mas me fala uma coisa, já foi tentada a reprogramação do calculador da injeção eletrônica?

Desculpe dar uma dica tão óbvia, mas como vc não comentou ter tentado... De qualquer maneira lembre-se que a Citroën fez um recall dos modelos 2005 do Picasso justamente porque saíram de fábrica com erro no calculador da injeção.

Recall por montadora: Citroën

Inté+
Alexandre Cortez
Depois do dia que postei, não mais ocorreu o erro.

Realmente não fiz a reprogramação do calculador.
Então, aproveitei a dica do rgdl e fui ver se o chassis do meu carro estava entre os mencionados no recall e está lá.

Um mecânico ex-Citroën, viu no sistema que meu carro jamais passou pela CC. Então, de repente eles fazem isso sem custo.

Vou conversar lá para ver o que rola.

Obrigado pela dica
rgdl
Cara na minha opinião eles deveriam fazer isso de graça já que é um Recall, mas... vai lá e fala com os caras.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2014 Invision Power Services, Inc.