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Bomba de água do limpador de parabrisas

Arredio
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Mensagem #1 por Arredio » Dom Ago 21, 2011 7:15 pm

O canal que leva água até os limpadores de parabrisa dianteiro e traseiro estavam entupidos, descobri que o conjunto fica no fundo do reservatório de água, o acesso é pelo paralama dianteiro direito, deve-se estersar o volante ao máximo retirar cuidadosamente 3 parafusos da proteção plástica que reveste o compartimento do paralamas para se ter acesso ( não é necessário retirar toda a proteção ) ao fundo do tanque, a bomba e as saídas da válvula bidirecional das mangueiras de água.

Tive um pouco de trabalho para descobrir, exige um pouco de paciência pois não há como ter acesso ao conjunto pelo compartimento do motor.
Se tiver que mexer por ali, lave bem o carro por baixo para facilitar o trabalho, porque é muito suja esta área.

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->A solução encontrada foi:<!--colorc--></span><!--/colorc-->

Na saída da bomba existe uma válvula bi-direcional plástica de côr preta e branca, ela é a principal causadora de entupimentos, dentro dela existe um embulo cilindrico de borracha que bloqueia a passagem de um dos fluxos, dianteiro ou traseiro.
O cilindro citado acima, sofre o impacto da água presurizada quando acionado pelo comando de esguicho através da alavanca no volante. Com o calor do motor ou a temperatura ambiente alta em dias de calor a borracha acaba se deformando ( dilatando ) com o tempo. Para solucionarmos o problema a alternativa que encontrei foi desmontar a válvula sacando-a da bomba, como a válvula é dividida em 2 partes separe as partes, retire o cilindro de borracha que fica dentro da válvula e diminua o seu comprimento com uma lixa de unha ou lixa dágua, friccionando a lixa em seus extremos reduzindo assim o seu comprimento em +/- 1mm.

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->NOTA: muito cuidado ao abrir a válvula direcional de fluxo, embora ela tenha apenas duas partes plásticas de encaixe, são partes frágeis e podem se quebrar se não for cuidadosamente manuseada, como dica se houver dificuldades em abrir, recomendo imergí-la em água quente para que as partes se soltem mais facilemente.<!--colorc--></span><!--/colorc-->

As fotos no LINK em anexo mostram detalhadamente todas as peças e o local onde fica:

<a href="http://www.4shared.com/rar/lNduoT4d/Wash_clean.html" target="_blank">http://www.4shared.com/rar/lNduoT4d/Wash_clean.html</a> ( fotos de todas as partes do conjunto no carro )
<a href="http://www.4shared.com/photo/8ae9l_bJ/Valv_out_pump.html" target="_blank">http://www.4shared.com/photo/8ae9l_bJ/Valv_out_pump.html</a> ( desenho da válvula causadora da pane )
<a href="http://www.4shared.com/get/JiVwR8K6/Paral_RH_1.html" target="_blank">http://www.4shared.com/get/JiVwR8K6/Paral_RH_1.html</a> ( paralama - desenho )
<a href="http://www.4shared.com/office/maLhjobs/Paral_RH_2.html" target="_blank">http://www.4shared.com/office/maLhjobs/Paral_RH_2.html</a> ( lista de peças )

OBS: o site 4shared tem feito alterações, caso não consiga ver as imagens, tente fazer um download das mesmas.
Editado pela última vez por Arredio em Sex Set 26, 2014 5:14 pm, em um total de 1 vez.


Ademilton da Silva Leite
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<!--sizeo:1--><span style="font-size:8pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Radioamador - PU4ASL
<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->Berlingo Multispace 1.6 16V 2005 <!--colorc--></span><!--/colorc--> <!--sizec--></span><!--/sizec-->

Arredio
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Mensagem #2 por Arredio » Ter Jan 10, 2012 9:52 am

O diagrama em anexo deve ser utilizado na análise dos defeitos, ele mostra os comandos e motores envolvidos no circuito dos limpadores e esguichos de água dos parabrisas.

Os motores envolvidos são:

Washer pump n.o 7 : bomba dos esguichos de água dianteiros e traseiro
Wiper motor n.o 8 - 9 - 10 : motores dos limpadores de parabrisas, dianteiros e traseiro

<a href="http://www.4shared.com/office/VUh2EMVy/Scan2.html" target="_blank">http://www.4shared.com/office/VUh2EMVy/Scan2.html</a>
Editado pela última vez por Arredio em Ter Jan 10, 2012 10:03 am, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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RodrigoS
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Mensagem #3 por RodrigoS » Qua Jan 18, 2012 9:54 pm

Boa! Agora só preciso saber onde fica a saída do esguicho traseiro para fazer funcionar o sistema.
Editado pela última vez por RodrigoS em Qui Jan 19, 2012 10:21 am, em um total de 1 vez.
Rodrigo Soracco Espinosa
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Mensagem #4 por Arredio » Qui Jan 19, 2012 4:15 pm

<!--coloro:#000099--><span style="color:#000099"><!--/coloro-->O reservatório fica dentro do paralama dianteiro, o acesso deve ser feito, esterçando-se a roda para liberar espaço e retirando alguns parafusos do parachoque e presilhas plásticas que fixam as tampas plásticas internas do paralama.
O link do 4shared que coloquei no primeiro post abaixo, contém as fotos de todas as partes do trabalho executado por mim e pelo meu filho para resolver o problema, faça cópia é só clicar sobre ele e fazer o download.
É um serviço enjoado e sujo, se prepare não é dificil, mas é melhor que seja executado por voçê, ou a concessionária vai te cobrar o olho da cara<!--colorc--></span><!--/colorc-->

<!--coloro:#FF0000--><span style="color:#FF0000"><!--/coloro-->Há duas maneiras de se fazer os testes:
  • A primeira: abra o compartimento do MACACO lá no porta malas, dentro passa a mangueira de água amarrada junto ao chicote elétrico, solte o acoplamento dela coloque um recipiente para sair a água e acione o esguicho com a alavanca de comando direita no volante. Deverá sair água pela mangueira, mas não esqueça de colacar um recipiente ou pedir para que alguém segure a mangueira, o líquido sai com força OK.</li>
  • A segunda: após soltar o conjunto de tampas do paralamas, retire as mangueiras da saída da bomba ( duas ) e ligue o sistema, vai sair água na válvula presa à bomba.<!--colorc--></span><!--/colorc--></li>
Considerando que você já sabe como funciona o comando do esguicho traseiro, comentarei aqui para quem não sabe......( deve se girar a alavanca direita do volante até o fim do curso e segurar um pouco, deverá ouvir o barulho da bomba, espere um pouco até que a água chegue lá atrás ok)

<a href="http://www.4shared.com/photo/EabVYEUC/Alavanca_esguicho.html" target="_blank">http://www.4shared.com/photo/EabVYEUC/Alavanca_esguicho.html</a>

Qualquer dúvida me mande um email.... Ok.

Abraço..
Editado pela última vez por Arredio em Dom Dez 07, 2014 8:59 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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Arredio
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Mensagem #5 por Arredio » Ter Set 30, 2014 6:17 pm

Novamente aconteceu comigo, após alguns anos.

Desta vez era a válvula bidirecional travada bloquando a pasagem da água, a solução foi lixar os extremos do embulo de borracha existente dentro da válvula na saída da bomba dágua.

Tudo normal agora...
Editado pela última vez por Arredio em Ter Set 30, 2014 6:20 pm, em um total de 1 vez.
Ademilton da Silva Leite
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