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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

leandrobastosbr
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Mensagem #466 por leandrobastosbr » Ter Mar 12, 2019 8:42 pm

Eu ainda prefiro usar o Renaulmatic D3 Syn, óleo usado pela Renault na AL4. Menor viscosidade não quer dizer que o óleo seja melhor. Uma viscosidade errada pode desgastar prematuramente uma caixa automática. Não estou dizendo que é o caso do Dexron VI.



Antonioraf
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Mensagem #467 por Antonioraf » Qui Mar 14, 2019 9:08 am

Alguém já tentou baixar a temperatura da caixa AL4 dos nossos C4 a partir da retirada da válvula termostática? Sei das consequências desta retirada, como consumo sensivelmente maior e o não funcionamento do motor na temperatura ideal. Mas na teoria, motor menos quente, cãmbio menos quente. Parece que um dono de Pallas que tem um canal no Youtube (Liniker Fortunato) disse ter feito o procedimento a dois anos e seu cambio está ótimo.
leandrobastosbr
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Mensagem #468 por leandrobastosbr » Qui Mar 14, 2019 10:04 am

Acredito que uma solução para baixar a temperatura do AL4 seria instalar um radiador de óleo exclusivo do câmbio (o Focus trabalha assim, tem um radiador próprio). O problema seria adaptar um flange próprio para isso.

A questão é que o trocador de calor do AL4 serve também para aquecer o óleo na fase fria.
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Mensagem #469 por Antonioraf » Qui Mar 14, 2019 10:55 am

Ah sim Leandro Bastos, sei disso. Nos meus outros carros, dois utilizam o radiador principal para refrigerar o óleo do cambio e o outro tem um radiador de fluído específico. Perguntei sobre algo paliativo, temporário. Na teoria, se baixar a temperatura de funcionamento do motor, a do cambio baixa como consequência. E no mais, o Liniker que é figura conhecida da calera dos C4 fez o procedimento de retirada da termostática com bons resultados.
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Mensagem #470 por giovane s » Qui Mar 14, 2019 12:39 pm

leandrobastosbr escreveu:Eu ainda prefiro usar o Renaulmatic D3 Syn, óleo usado pela Renault na AL4. Menor viscosidade não quer dizer que o óleo seja melhor. Uma viscosidade errada pode desgastar prematuramente uma caixa automática. Não estou dizendo que é o caso do Dexron VI.


Menor viscosidade a 40°C quer dizer sim que o óleo é melhor, com menor viscosidade o fluxo é maior e com o fluxo maior o óleo esquenta menos.
A viscosidade HTHS a 150°C do Dexron VI é maior que a do LT e dos Dexron III minerais. Protegendo melhor as engrenagens do câmbio.

O Renaulmatic D3 Syn, fica entre o LT e o Dexron VI, já é sintético e muito menos viscoso que o LT.

Com o desgaste do óleo a viscosidade aumenta.

No meu caso tinha grave problema de baixa pressão e a troca de óleo melhorou muito, quase 100%. Talvez a troca pelo Renaulmatic teria resolvido meu problema.

O AL4 tem um modo de passagem de marcha especial quando o óleo do câmbio atinge 120°C, para reduzir a temperatura.
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Mensagem #471 por Antonioraf » Seg Mar 18, 2019 11:13 am

Fiz a troca de fluído em casa no final de semana. Utilizei 6 litros do FEBI 14738 (LT 71141). Em cada troca, saíram 2,8 litros e repuz 3 litros em cada troca. Após, fiz o reset do adaptativo e contador de desgaste do fluído. As trocas de marcha ficaram pouco mais rápidas e sem trancos (onde apresentava um levíssimo tranquinho da primeira para a segunda apenas. Agora está perfeito! Vou refazer o processo daqui a um ano ou 10.000 km.
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Mensagem #472 por giovane s » Seg Mar 18, 2019 4:41 pm

Quantos km rodou desde a última troca, em quanto estava o contador de óleo?
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Mensagem #473 por Joao123 » Seg Mar 18, 2019 7:08 pm

Boa noite tudo bem preciso de uma ajuda o carro perde a força mais anda ele faz isso parado em P, aí anda normal mais fraco tem que acelerar muito
E aparece a mensagem defeito caixa de câmbio ai aparece um símbolo no marcador de rotação não aparece mais seleção de marcha ou S modo neve D 1234
Aqui onde moro só um rapaz que faz é ele disse que tem que trocar tudo e fica oito mil reais
Seria isso mesmo aqui não tem muita opção
O carro está com 55 mil rodados C4 pallas automático 2.0 16 v 2008 gasolina câmbio al4 ele não trava em 3 marcha
Alguém pode me ajudar a resolver esclarecer essa dúvida.
Joao123
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Mensagem #474 por Joao123 » Seg Mar 18, 2019 7:08 pm

Zap 16 997576297
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Mensagem #475 por giovane s » Seg Mar 18, 2019 7:30 pm

Joao123 escreveu:Boa noite tudo bem preciso de uma ajuda o carro perde a força mais anda ele faz isso parado em P, aí anda normal mais fraco tem que acelerar muito
E aparece a mensagem defeito caixa de câmbio ai aparece um símbolo no marcador de rotação não aparece mais seleção de marcha ou S modo neve D 1234
Aqui onde moro só um rapaz que faz é ele disse que tem que trocar tudo e fica oito mil reais
Seria isso mesmo aqui não tem muita opção
O carro está com 55 mil rodados C4 pallas automático 2.0 16 v 2008 gasolina câmbio al4 ele não trava em 3 marcha
Alguém pode me ajudar a resolver esclarecer essa dúvida.


Boa noite.

Quando não aparece mais a seleção de marchas tipo tiptronic significa que seu câmbio está em 3ª em emergência. Ele trava em 3ª marcha e o conversor de torque não utiliza mais o lock-up, é exatamente igual ao modo neve.

Possívelmente uma troca de óleo, solenóides e filtro resolva. (Problema hidraulico)
5 litros de óleo R$350
Solenóides R$600 (Acredito que ão seja necessário)
Filtro R$ 100
Mão de obra de 3 dias.

Caso seja um problema mecânico deve ficar 8 mil mesmo.

Criei este tópico para facilitar a identificação do real problema do câmbio. (Somente parte hidraulica)
viewtopic.php?f=29&t=10485&p=48857&hilit=trancos+al4#p48857

Qualquer dúvida. 41 99121 7867

Abraços.
Antonioraf
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Mensagem #476 por Antonioraf » Ter Mar 19, 2019 10:22 am

giovane s escreveu:Quantos km rodou desde a última troca, em quanto estava o contador de óleo?


Rodei 230 km. O contador estava em 12784.
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Mensagem #477 por giovane s » Ter Mar 19, 2019 12:18 pm

Valor baixo este do contador e mesmo assim já tinha trancos.
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Mensagem #478 por Miau » Ter Mar 19, 2019 5:21 pm

Na verdade, não se zera o contador. E sim reduz tantos pontos por litro trocado. Acho que o contador também considera o desgaste do cambio em si.

Zerar deixa o câmbio mais agressivo, tornando mais evidente qualquer desgaste
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
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Mensagem #479 por giovane s » Ter Mar 19, 2019 9:17 pm

O meu carro estava com 38500 com uns 140k km. Fiz a primeira troca com 3 litros de Dexron 6 e tirei 16500 = 22000. Com 150k km fiz a segunda troca e retirei 16500 = 5500. Com 157k km fiz a terceira troca com 2 litros e tirei 11000 = zero.
No manual fala que o contador de óleo conta o tempo que o óleo trabalha sobre alta temperatura.
Hoje 5500 km depois da terceira troca o contador está com 610.
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Mensagem #480 por Antonioraf » Qui Mar 21, 2019 11:08 am

giovane s escreveu:Valor baixo este do contador e mesmo assim já tinha trancos.


Na verdade o carro tinha somente usa hesitação entre a primeira e a segunda marcha (somente na passagem, não na redução). Não se tratava de um tranco forte. Acredito que o baixo número do degradador de óleo se deve a trocas anteriores de fluído. O que posso dizer é que o carro está perfeito agora e vou fazer a troca parcial (3 lts) a cada ano.
Editado pela última vez por Antonioraf em Qui Mar 21, 2019 11:41 am, em um total de 1 vez.


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