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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

leandrobastosbr
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Mensagem #466 por leandrobastosbr » Ter Mar 12, 2019 8:42 pm

Eu ainda prefiro usar o Renaulmatic D3 Syn, óleo usado pela Renault na AL4. Menor viscosidade não quer dizer que o óleo seja melhor. Uma viscosidade errada pode desgastar prematuramente uma caixa automática. Não estou dizendo que é o caso do Dexron VI.



Antonioraf
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Mensagem #467 por Antonioraf » Qui Mar 14, 2019 9:08 am

Alguém já tentou baixar a temperatura da caixa AL4 dos nossos C4 a partir da retirada da válvula termostática? Sei das consequências desta retirada, como consumo sensivelmente maior e o não funcionamento do motor na temperatura ideal. Mas na teoria, motor menos quente, cãmbio menos quente. Parece que um dono de Pallas que tem um canal no Youtube (Liniker Fortunato) disse ter feito o procedimento a dois anos e seu cambio está ótimo.
leandrobastosbr
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Mensagem #468 por leandrobastosbr » Qui Mar 14, 2019 10:04 am

Acredito que uma solução para baixar a temperatura do AL4 seria instalar um radiador de óleo exclusivo do câmbio (o Focus trabalha assim, tem um radiador próprio). O problema seria adaptar um flange próprio para isso.

A questão é que o trocador de calor do AL4 serve também para aquecer o óleo na fase fria.
Antonioraf
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Mensagem #469 por Antonioraf » Qui Mar 14, 2019 10:55 am

Ah sim Leandro Bastos, sei disso. Nos meus outros carros, dois utilizam o radiador principal para refrigerar o óleo do cambio e o outro tem um radiador de fluído específico. Perguntei sobre algo paliativo, temporário. Na teoria, se baixar a temperatura de funcionamento do motor, a do cambio baixa como consequência. E no mais, o Liniker que é figura conhecida da calera dos C4 fez o procedimento de retirada da termostática com bons resultados.
giovane s
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Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

Mensagem #470 por giovane s » Qui Mar 14, 2019 12:39 pm

leandrobastosbr escreveu:Eu ainda prefiro usar o Renaulmatic D3 Syn, óleo usado pela Renault na AL4. Menor viscosidade não quer dizer que o óleo seja melhor. Uma viscosidade errada pode desgastar prematuramente uma caixa automática. Não estou dizendo que é o caso do Dexron VI.


Menor viscosidade a 40°C quer dizer sim que o óleo é melhor, com menor viscosidade o fluxo é maior e com o fluxo maior o óleo esquenta menos.
A viscosidade HTHS a 150°C do Dexron VI é maior que a do LT e dos Dexron III minerais. Protegendo melhor as engrenagens do câmbio.

O Renaulmatic D3 Syn, fica entre o LT e o Dexron VI, já é sintético e muito menos viscoso que o LT.

Com o desgaste do óleo a viscosidade aumenta.

No meu caso tinha grave problema de baixa pressão e a troca de óleo melhorou muito, quase 100%. Talvez a troca pelo Renaulmatic teria resolvido meu problema.

O AL4 tem um modo de passagem de marcha especial quando o óleo do câmbio atinge 120°C, para reduzir a temperatura.


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