Caros usuários e visitantes

Bem vindo ao novo Fórum Citroën Clube!

Visitantes, qualquer problema com cadastro ou ativação, por favor nos envie um email para registro@ccdob.com.br.

Usuários antigos, se é seu primeiro acesso na nova versão de fórum, será necessário que você redefina sua senha. Basta tentar fazer o seu login, em seguida clicar em "Esqueci a Senha" e seguir os passos para redefinição de sua senha.

Não pudemos reaproveitar os nomes de exibição de cada usuário. Sendo assim, seu próprio usuário de login será o mesmo a ser exibido nas postagens. Caso queira alterar seu nome de usuário, clique aqui e faça a solicitação.

Grato, a Administração.

Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

leandrobastosbr
Habilitado
Nome: Leandro Bastos
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2005 Automático

Mensagem #466 por leandrobastosbr » Ter Mar 12, 2019 8:42 pm

Eu ainda prefiro usar o Renaulmatic D3 Syn, óleo usado pela Renault na AL4. Menor viscosidade não quer dizer que o óleo seja melhor. Uma viscosidade errada pode desgastar prematuramente uma caixa automática. Não estou dizendo que é o caso do Dexron VI.

Antonioraf
Sem Habilitação
Nome: Antonio Araujo

Mensagem #467 por Antonioraf » Qui Mar 14, 2019 9:08 am

Alguém já tentou baixar a temperatura da caixa AL4 dos nossos C4 a partir da retirada da válvula termostática? Sei das consequências desta retirada, como consumo sensivelmente maior e o não funcionamento do motor na temperatura ideal. Mas na teoria, motor menos quente, cãmbio menos quente. Parece que um dono de Pallas que tem um canal no Youtube (Liniker Fortunato) disse ter feito o procedimento a dois anos e seu cambio está ótimo.
leandrobastosbr
Habilitado
Nome: Leandro Bastos
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2005 Automático

Mensagem #468 por leandrobastosbr » Qui Mar 14, 2019 10:04 am

Acredito que uma solução para baixar a temperatura do AL4 seria instalar um radiador de óleo exclusivo do câmbio (o Focus trabalha assim, tem um radiador próprio). O problema seria adaptar um flange próprio para isso.

A questão é que o trocador de calor do AL4 serve também para aquecer o óleo na fase fria.
Antonioraf
Sem Habilitação
Nome: Antonio Araujo

Mensagem #469 por Antonioraf » Qui Mar 14, 2019 10:55 am

Ah sim Leandro Bastos, sei disso. Nos meus outros carros, dois utilizam o radiador principal para refrigerar o óleo do cambio e o outro tem um radiador de fluído específico. Perguntei sobre algo paliativo, temporário. Na teoria, se baixar a temperatura de funcionamento do motor, a do cambio baixa como consequência. E no mais, o Liniker que é figura conhecida da calera dos C4 fez o procedimento de retirada da termostática com bons resultados.
giovane s
Curioso
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagem #470 por giovane s » Qui Mar 14, 2019 12:39 pm

leandrobastosbr escreveu:Eu ainda prefiro usar o Renaulmatic D3 Syn, óleo usado pela Renault na AL4. Menor viscosidade não quer dizer que o óleo seja melhor. Uma viscosidade errada pode desgastar prematuramente uma caixa automática. Não estou dizendo que é o caso do Dexron VI.

Menor viscosidade a 40°C quer dizer sim que o óleo é melhor, com menor viscosidade o fluxo é maior e com o fluxo maior o óleo esquenta menos.
A viscosidade HTHS a 150°C do Dexron VI é maior que a do LT e dos Dexron III minerais. Protegendo melhor as engrenagens do câmbio.

O Renaulmatic D3 Syn, fica entre o LT e o Dexron VI, já é sintético e muito menos viscoso que o LT.

Com o desgaste do óleo a viscosidade aumenta.

No meu caso tinha grave problema de baixa pressão e a troca de óleo melhorou muito, quase 100%. Talvez a troca pelo Renaulmatic teria resolvido meu problema.

O AL4 tem um modo de passagem de marcha especial quando o óleo do câmbio atinge 120°C, para reduzir a temperatura.

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “C4 (VTR, Hatch, Pallas, Lounge)”