Caros usuários e visitantes

Bem vindo ao novo Fórum Citroën Clube!

Visitantes, qualquer problema com cadastro ou ativação, por favor nos envie um email para registro@ccdob.com.br.

Usuários antigos, se é seu primeiro acesso na nova versão de fórum, será necessário que você redefina sua senha. Basta tentar fazer o seu login, em seguida clicar em "Esqueci a Senha" e seguir os passos para redefinição de sua senha.

Não pudemos reaproveitar os nomes de exibição de cada usuário. Sendo assim, seu próprio usuário de login será o mesmo a ser exibido nas postagens. Caso queira alterar seu nome de usuário, clique aqui e faça a solicitação.

Grato, a Administração.

Alerta de Temperatura desde a partida. Tópico Resolvido

Avatar do usuário
eaarocha
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 02, 2018 10:22 am
Nome: Eduardo Rocha
Localização: Barueri, SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #1 por eaarocha » Seg Ago 13, 2018 6:13 pm

Boa tarde amigos do Fórum!

Preciso de uma luz !!!

Minha nave (Xsara Picasso 2.0 16v ano 2002) está a alguns dias com o alarme de Temperatura ativado.
E quando digo ativado, digo que mesmo ligando a Nave as 8h da manhã depois de uma noite dormida com temperaturas de aproximadamente 12°, ao colocar a chave no contato o bicho já informa que a temperatura está alta e que preciso parar o carro.

Comprei um novo sensor de temperatura e para fazer um teste, desconectei o sensor que está instalado e conectei no sensor novo mesmo sem rosqueá-lo no intuito de que o alarme parasse, porém não parou.

Fiz um teste deixando funcionar com menos fluído no sistema e a Ventoinha do motor ligou depois de um determinado tempo.

Minha dúvida agora é:

A leitura da temperatura do sensor somente será feita com o sensor devidamente instalado (Rosqueado e em contato com o fluído de arrefecimento) ou deveria funcionar apenas conectando ele no sensor novo??

Vocês acreditam que somente vou ter o diagnóstico correto após passar a nave num Scanner?

Desde já agradeço.



Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2419
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #2 por rgdl » Ter Ago 14, 2018 9:12 am

eaarocha escreveu:Origem do post A leitura da temperatura do sensor somente será feita com o sensor devidamente instalado (Rosqueado e em contato com o fluído de arrefecimento) ou deveria funcionar apenas conectando ele no sensor novo??

Não, era para não dar mais a mensagem mesmo com o sensor não rosqueado.

eaarocha escreveu:Origem do post Vocês acreditam que somente vou ter o diagnóstico correto após passar a nave num Scanner?

Passar a ferramenta de diagnóstico é sempre bom, pode dar mais detalhes sobre o defeito.

Com vc colocou um sensor novo e o problema persiste pode ser problema no chicote. Esse chicote, até onde sei, não passa por nenhum fusível, indo direto para a central de injeção, então tenta ver a continuidade dele, pois ele pode ter se partido ou estar com o conector estragado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
eaarocha
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 02, 2018 10:22 am
Nome: Eduardo Rocha
Localização: Barueri, SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #3 por eaarocha » Ter Ago 14, 2018 12:39 pm

Acredito que o chicote possa mesmo estar com algum problema, visto que está um pouco ressecado.
vou providenciar a troca do mesmo.
Avatar do usuário
eaarocha
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 02, 2018 10:22 am
Nome: Eduardo Rocha
Localização: Barueri, SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #4 por eaarocha » Sáb Set 01, 2018 6:11 pm

Amigos, Boa noite!

Estou passando para dar uma atualizada sobre o problema.

Realizei a troca do sensor de Temperatura, e também do Chicote que conforme minha suspeita estava ressecado e já quebrando.

Após este procedimento, o Mecânico realizou o Diagnóstico da Nave e foi diagnosticado que o problema estava realmente no Sensor, mas daí tivemos uma surpresa após a troca o alarme do Painel permanece.

Foi feito o Reset dos Parâmetros e o alerta no Computador da oficina estava ok, Porém o alarme no painel continua.

Tentei remover o conector da Bateria e deixar desligado por cerca de 1 hora, para quem sabe ele fazer um "Reset" no Computador de Bordo porém nada muda...

O Eletricista me informou que deve ter que alterar algum parâmetro no Módulo do Computador de bordo e que isso provavelmente me custaria na faixa de uns 500,00 Dinheiros...

Alguém já teve problema semelhante? Como resolveu?
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 450
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #5 por gabriel_mupe » Dom Set 02, 2018 9:07 pm

Meio estranho ter que alterar parametro no modulo.. ainda mais cobrar 500 conto

O alarme é de temperatura ou de nivel do fluido? Pode ser o sensor de nivel aberto ou com pouco fluido mesmo
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2419
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Alerta de Temperatura desde a partida.  Tópico Resolvido

Mensagem #6 por rgdl » Seg Set 03, 2018 11:35 am

Cara, se o problema não é nem no sensor e nem no chicote então a central de injeção está com problema. Seria interessante levar sua central em alguém especializado em manutenção de centrais de injeção para dar uma olhada nela, pode ser uma solda fria, uma trilha rompida ou algo assim.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
eaarocha
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 02, 2018 10:22 am
Nome: Eduardo Rocha
Localização: Barueri, SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #7 por eaarocha » Ter Set 04, 2018 12:43 am

gabriel_mupe escreveu:Meio estranho ter que alterar parametro no modulo.. ainda mais cobrar 500 conto

O alarme é de temperatura ou de nivel do fluido? Pode ser o sensor de nivel aberto ou com pouco fluido mesmo


O Alarme é o da Temperatura mesmo @gabriel_mupe... No painel mostra a temperatura no máximo e o alerta para parar o veículo por conta da temperatura (sem contar o Bip que fica sem parar)... Mesmo que o carro esteja parado a noite inteira, e estejam 8°C ele acusa a temperatura do motor ao ligar a nave pela manhã.
Avatar do usuário
eaarocha
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Fev 02, 2018 10:22 am
Nome: Eduardo Rocha
Localização: Barueri, SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #8 por eaarocha » Ter Set 04, 2018 12:49 am

rgdl escreveu:Cara, se o problema não é nem no sensor e nem no chicote então a central de injeção está com problema. Seria interessante levar sua central em alguém especializado em manutenção de centrais de injeção para dar uma olhada nela, pode ser uma solda fria, uma trilha rompida ou algo assim.


@rgdl, mas no diagnóstico não apontou problema em nenhum componente da injeção...
O único alarme, era o do sensor de temperatura. Depois que trocamos (Só troquei o chicote, porque o meu esfarelou quando soltei ele do sensor) foram zerados os parâmetros e o Scanner não diagnosticou nada, porém o alarme persiste.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2419
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Alerta de Temperatura desde a partida.

Mensagem #9 por rgdl » Ter Set 04, 2018 11:21 am

Eu não sei se o tipo de resistor térmico (termistor) é usado no sensor de temperatura do motor, se é do tipo NTC ou PTC... Mas funciona assim: se for do tipo PTC um fio quebrado no chicote, uma trilha rompida ou uma solda fria na placa da central é suficiente para ele apresentar temperatura alta. Se for do tipo NTC, um curto no chicote ou na central dá o mesmo resultado, temperatura alta.

Com disse antes, esse sensor não tem fusível, sendo uma ligação direta do sensor até a central de injeção via chicote. Então só temos três suspeitos (sensor, chicote e central), se o sensor é novo e o chicote também e ambos estão perfeitos, então não resta outra alternativa que não seja a central.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.


  • Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Picasso (Xsara, C4, Grand)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes