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Aditivo do sistema de arrefecimento

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Mensagem #31 por Miau » Seg Fev 09, 2015 11:59 am

é aquela historia.. algo que tem normatização passou por vários testes de engenharia até ser consolidado numa norma justamente pra evitar esse tipo de abordagem de marketing dizendo que A faz melhor que B

E é logico que a própria fabricante é suspeita demais pra querer dizer que seu produto é bom. O correto é a empresa procurar uma laboratório de testes neutro respeitável pra, digamos, certificar seu produto em varios aspectos.. como eficiencia, durabilidade, efeitos colaterais
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Mensagem #32 por rgdl » Seg Fev 09, 2015 12:26 pm

Isso Munhoz, no item 6.3 do teste do INMETRO deixa claro que o produto foi diluído a 50/50 e os normatizados obtiveram rendimento mínimo de 163°C de aumento no ponto de ebulição.

Lembro que em certo ponto do vídeo o ADG, induzido pelo "cientista" diz que monoetilenoglicol só atinge essa marca concentrado, que diluído no máximo chega a 120°C.

Eu parei de acompanhar essa série ai.
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Mensagem #33 por Sandronst » Seg Fev 09, 2015 12:47 pm

Obrigado RGDL é André pelos esclarecimentos, o ideal mesmo é utilizar o especificado pelo fabricante.

Abraço.
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Mensagem #34 por Miau » Seg Mar 16, 2015 7:55 am

Esse fds troquei o reservatório (caixa de expansão) e a tampa.. pra ficar tudo novinho pois a antiga já quase nao dava pra ver o nivel.. porém vou dar uma limpeza na antiga o maximo que der e colocar a venda pois custa caro.. foi 210 dilmas a caixa + tampa nova.. e só tem original.

após muito estudo, acabei optando por usar o Petronas Paraflu Collant Up (fluido amarelo) por ser o mais recomendado, atende as normas e é organico.. custou 36 o litro, usei 2..

como é concentrado, misturei com 3 litros de água desmineralizada radiex, custa 5 reais o litro. acho que seria burrice usar água da torneira.

antes fiz uma boa limpeza do sistema.. soltei varias mangueiras pra jorrar fluxo de agua limpa por todo sistema.. até a valvula termostática tirei pra circular agua por ali tambem..

fica a dica pra quem quiser fazer.. sao 3 procedimentos pra tirar o ar..

1 - desconecte a mangueira de retorno que vai do topo do raiador até a caixa de expansão e fique monitorando enquanto coloca fluido na caixa de expansão.. se sair fluido.. recoloque sem clicar.

2 - encha a caixa e desrosqueie a purga de ar da mangueira do ar quente.. e deixa o ar sair todo até começar a sair fluido.. depois feche.

3 - depois faz o mesmo com a saida de purga ali do cavalo dagua.. logo atrás da valvula termostática.. quando começar a sair fluido sem ar.. feche.

4 - vá completando até sair fluido pela mangueira de retorno.. quando sair feche e clique.

5 - ligue o carro.. ligue o ar e ponha no máximo de temperatura pra sair ar quente.. reabra a purga do ar quente e veja se ainda tem ar.. completado, feche definitivo.

6 - faça o mesmo com a purga do cavalo dagua.. quando n tiver mais ar.. feche definitivo..

7 - agora é só nivelar na caixa de expansão e fechar a tampa.. e aguardar aquecer tudo até armar a ventoinha..

8 - jamais abra a tampa com o motor quente.. risco alto de se queimar pois a caixa ta pressurizada de vapor
Editado pela última vez por Miau em Seg Mar 16, 2015 7:58 am, em um total de 1 vez.
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Mensagem #35 por Munhoz » Ter Abr 07, 2015 6:45 am

Reportado de tadeu carvalho
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O meu deu essa gororoba no sistema
Cm faco p limpar
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Mensagem #36 por vgmarques » Sáb Jun 27, 2015 1:21 am

Amigos,

No caso de aditivo diluído, devo colocar 100% do aditivo, sem mistura alguma com agua?

Vi que o Total Azul (Coolelf Clássico) eh diluído.

O amarelo (Total Glacelf Supra - orgânico) eh concentrado.
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Mensagem #37 por rgdl » Sáb Jun 27, 2015 7:29 pm

Vinicius, sim. Aditivo já pronto para uso é só colocar sem precisar adicionar água. Mas observe que no nosso motor só aditivo orgânico, nem pense em colocar aditivo sintético nele, ok?.

Até onde sei o Total Azul Clássico é sintético, se misturar com o orgânico dá uma gororoba danada dentro que só sai limpando com limpa radiadores, isso se não tiver que varetar o radiador.

Eu uso o Coolant UP da Petronas (antigo Paraflu) do rótulo prateado. É concentrado, mas é fácil misturar, é só colocar um litro de aditivo em um litro de água desmineralizada e pronto.
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Mensagem #38 por Miau » Sáb Jun 27, 2015 11:00 pm

Tb so recomendo o paraflu prateado.. cor alaranjado o fluido
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Aditivo do sistema de arrefecimento

Mensagem #39 por friba.rj » Sáb Fev 06, 2016 6:59 pm

Olá, pessoal.
Comecei a fazer a limpeza do sistema de arrefecimento e a troca do líquido, mas deixei pra terminar outro dia porque surgiram algumas dúvidas.

1ª) Qual a capacidade, em litros, do sistema de arrefecimento do Xsara Picasso 2.0 16V?
O "Livro de Bolso" da Citroën traz o seguinte: 5,8 litros para o Xsara Picasso 1.6i e 6,5 litros para o Xsara Picasso 1.8i 16V. Não há informação para o Xsara Picasso 2.0 16V.

2ª) Existe alguma maneira de retirar TODO o líquido do sistema?
Quando se faz a drenagem do líquido antigo, ele não sai por completo. Fica muito líquido ainda no sistema.
Editado pela última vez por friba.rj em Ter Mai 02, 2017 9:44 pm, em um total de 2 vezes.
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Aditivo do sistema de arrefecimento

Mensagem #40 por rgdl » Sáb Fev 06, 2016 7:17 pm

A capacidade do do 2.0 é parecida com a capacidade do 1.8, em torno de 6 litros.

Existe um bujão no bloco cujo acesso é pela parte de traz que vaza todo liquido do sistema de arrefecimento.

Olhe esse site é muito instrutivo

http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%87%B4307_607%E7%BB%B4%E4%BF%AE%E6%89%8B%E5%86%8C/307/info/po/b1gi0mka.htm
Editado pela última vez por rgdl em Ter Jan 24, 2017 1:38 pm, em um total de 3 vezes.
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Mensagem #41 por friba.rj » Sáb Fev 06, 2016 7:26 pm

rgdl, como é que você encontra essas coisas? rsrs

Quanto aos parafusos de purga, o da direita é aquele que você indicou no tópico <a href="http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?act=ST&f=29&t=5878" target="_blank">http://www.ccdob.com.br/forum/index.php?act=ST&f=29&t=5878</a> , certo?

O da esquerda é aquele da tubulação de ar quente que vai em direção à cabine?
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Mensagem #42 por rgdl » Sáb Fev 06, 2016 7:37 pm

Cara, o oráculo kkkkk ele nunca decepciona.

É sim, mas tenha cuidado com o parafuso da caixa de passagem de água, pois ele quebra à-toa.
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Mensagem #43 por friba.rj » Sáb Fev 06, 2016 7:42 pm

Quebra mesmo. Te deixou na mão na véspera do Ano Novo.

Dá pra ter acesso a esse bujão sem levantar o carro? Pretendia fazer na garagem de casa mesmo.
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Mensagem #44 por rgdl » Sáb Fev 06, 2016 7:57 pm

Pois é, deixou na mão mesmo. Felizmente, como todo homem que gosta de consertar as coisas, eu tenho um monte de tralha de parafuso e um deles coube, foi o que me salvou.

Cara eu acho complicado fazer isso sem levantar o carro, nem que seja para levantar como o macaco e apoiar num cavalete, pois certamente vc vai ter que tirar o protetor de cárter.
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Mensagem #45 por friba.rj » Seg Fev 08, 2016 9:32 pm

Não tenho elevador, cavalete, enfim, nada pra levantar o carro, mas o coloquei numa pequena rampa da garagem (cerca de um degrau de altura), o suficiente pra ter acesso por baixo (sou magro) e poder retirar o protetor de cárter.
Procurei onde a vista alcançava, mas não encontrei o malfadado bujão. Talvez seja necessário retirar alguma coisa pra ter acesso.
Como eu sou completamente leigo no assunto, achei melhor parar por aí mesmo e terminei a troca do líquido de arrefecimento da forma habitual, ou seja, drenando o sistema por meio das mangueiras.

ONTEM: com o motor desligado, retirei tudo o que consegui do líquido antigo e completei com água. Liguei o motor e deixei circular água por alguns minutos. Repeti todo o procedimento duas vezes. Na última, adicionei um aditivo de limpeza do sistema e dei umas voltas curtas com o veículo.
HOJE: retirei o líquido com o aditivo de limpeza. Completei o sistema com 2,8 litros de aditivo concentrado e exatamente 2 litros de água desmineralizada (total de 4,8 litros). Também fiz a purga de ar do sistema por meio dos parafusos indicados no esquema que o rgdl passou, aproveitando para ligar o ar quente da cabine no máximo, com o objetivo de realizar a sua troca.

Obs. 1 Ao completar o sistema, comecei com o aditivo concentrado, coloquei 2,8 litros. Depois, dois litros de água desmineralizada. Procedi dessa forma para garantir que o líquido total presente no sistema tenha a proporção de 40% a 60% de aditivo, conforme determina o manual, uma vez que não sei com certeza a capacidade total do sistema.
Tendo colocado 2,8 litros de aditivo concentrado, fico tranquilo, pois a mistura estará correta se a capacidade total do sistema for de 4,7 litros (40%) até 7 litros (60%).
Obs. 2: talvez fosse desnecessário dizer, mas é importante lembrar que a quantidade que se retira do sistema não é a totalidade, uma vez que sempre fica líquido nos dutos do motor. Talvez seja possível fazer uma troca completa, retirando todo o líquido, por meio do bujão que o rgdl indicou, mas eu não consegui encontrá-lo e tive que fazer da forma habitual.
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