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Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica Tópico Resolvido

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Miau
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Mensagem #1 por Miau » Qua Mai 14, 2014 5:53 pm

Fala galera..

tenho reparado minha direção ficar mais dura..

hoje ela ta parecendo um carro queixo duro.

to querendo trocar o fluido mas como nunca fiz isso.. tive a seguinte ideia.

no reservatorio da bomba reparei que tem duas conexoes de mangueiga.. aquela que sobe parece ser a de alta pressão.. que é a que a bomba joga pressurizada para a caixa de direção.

já a que sai por baixo deve ser a de retorno.. estudei e vi que posso solta-la tanto por ali na bomba quanto lá em baixo no pe do radiador..

pensei que esvaziar o reservatorio com uma seringa.. limpar o filtro, se houver..

e entao completar com fluido novo..

soltar a mangueira de retorno la em baixo e deixar escoar apenas o seguimento que vai pro reservatorio.

entao conectar a manqueira de retorno que vem da caixa numa vasilha de descarte..

e no seguimento que vai para o reservatorio eu vou alimentando com fluido novo.. e deixar o carro funcionar assim ate eu ver fluido limpinho saindo no descarte.

e nisso, vou esterçando a direção pros lados pra ajudar.

alguma outra ideia de como fazer a troca do fluido?


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Mensagem #2 por Miau » Qui Mai 15, 2014 4:20 pm

Bom.. hoje fui mexer e tive uma surpresa.

Fiz o seguinte..

1. Levantei a dianteira do carro pra liberar as rodas

2. Tirei o peito de aço fora

3. Soltei as duas presilhas que seguram a mangueira de pressão baixa da direcao hidráulica ali no pe do radiador.

4. Soltei a abracadeira da mangueira de pressão baixa(retorno) la em baixo e deixei escorrer o fluido.

5. Abri a tampa do reservatorio da bomba e deixei escorrer..

Eis que pra minha surpresa havia um objeto la dentro.. tirei com um alicate de bico. Era uma borracha preta que deveria estar presa no medidor de nivel da tampa.

Examinei e vi que estava perfeita. . Entao limpei tudo e reinstalei ela na tampa.

6. Estercei o volante pra ambos os lados varias vezes pra bombear o restante do fluido da caixa.

7. Reconectei a mangueira e enchi com fluido 500 ml

8. Abri o chaveiro e removi o transponder pro carro nao dar ignição.. e ai deixei o arranque girar varias vezes..

9. Depois ia conferir o nivel e completei.. depois estercei mais e repeti o processo ate o fluido n baixar mais.

10. Fui dar uma volta e senti a direcao as vezes meio dura.. as vezes mole.. cheguei em casa e vi que tava acima do nivel.. removi o excesso e vou testar mais tarde.

Borrachinha safada essa.. nem sabia q existia.. fui confirmar vendo fotos na internet
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Mensagem #3 por mlhz » Sáb Mai 17, 2014 11:18 pm

Em geral óleo do hidráulico não precisa ser trocado. Mas é aquela coisa: todo óleo gasta.

Eu troquei o meu junto ao sensor de pressão. Coloquei óleo hidráulico comum e esta perfeito.

O que faz a direção ficar mais dura são os vazamentos no sistema, quanto maior o vaza mento, mais duro fica.
Marcus

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Mensagem #4 por igor » Sáb Mai 17, 2014 11:50 pm

To com o mesmo problema na minha nave, direção dura, tem horas que o volante não volta sozinho, mas o nível do óleo da DH ta normal e não há vazamentos, o mecânico disse que pode ser a bomba, se for mesmo vou morrer em uns mil conto. Ah e dá uma "miadeira" na bomba quando eu viro o volante.
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Mensagem #5 por Miau » Dom Mai 18, 2014 2:21 am

Bom.. hj reparei que tinha 2 microvazamentos no sistema.

Um logo na conexao do reservatorio com o duto de alta pressão.. fica tipo umido ali em volta e o alternador logo abaixo está sujo tb de fluido velho.

O outro no sensor de pressao.

Desmontei a conexao de cima e parece ser problema num oring retentor.. limpei e remontei pra ver se ainda vaza.

Desmontei o sensor e o vazamendo se dá pelo retentor de aluminio.. tipo uma arruela.. lixei ela com lixa dagua 1200 pra aplainar e tirar os riscos de areia e remontei.

Agora vou fazer mais testes.. mas ainda tenho a sensação da direcao estar dura.. nao sei se é pelo fato de eu ter andado o ultimo mês com direção eletrica..
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Mensagem #6 por Miau » Seg Mai 19, 2014 6:32 am

iam27 escreveu:To com o mesmo problema na minha nave, direção dura, tem horas que o volante não volta sozinho, mas o nível do óleo da DH ta normal e não há vazamentos, o mecânico disse que pode ser a bomba, se for mesmo vou morrer em uns mil conto. Ah e dá uma "miadeira" na bomba quando eu viro o volante.


Essa miadeira significa que tem ar passando..

Antes de condenar a bomba, eu faria esse procedimento que fiz.

O fluido ja foi trocado?
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Mensagem #7 por achaves » Qua Mai 21, 2014 1:29 pm

A direção do meu carro não está dura, mas o duto tem uma parte rígida de ferro e uma parte pequena de borracha e depois volta a ser de ferro e vai lá pra baixo do motor. Essa parte de borracha fica toda "suada". Eu reparei isso já faz muito tempo, mas achei que era normal. O mecânico disse que temos que trocar. Parece que na autorizada só vendo todo o conjunto. Realmente é necessário fazer o reparo agora, já que está "suando" ou espero mais? O mecânico disse que tem que desmontar e levar numa loja especializada em buchas e borrachas que eles fazem a substituição, porém estou com medo de não ficar bom, por deixar de ser original. Alguém pode opinar por favor?
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Mensagem #8 por Miau » Qua Mai 21, 2014 2:15 pm

a minha tambem fica suada.. inclusive ali ao redor da tampa tambem.

nao sei se isso é normal.

sei que as vezes parece que a direção ta lev e outras vezes, principalmente andando devagar, parece que ta pesada.

li um relato de que quando vaza no sensor, tem que trocar.. pois o sensor teria um diafragma que fura e passa informação errada pra central, e quando ela deveria aumentar o rpm do motor pra alivia a direção.. ela deixa pesado.

antes de comprar qualquer coisa, quero ter mais certeza.
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Mensagem #9 por Miau » Qua Mai 21, 2014 3:58 pm

bom.. atualizei meu lexia e passei o scanner..

acusou erro na direção hidraulica.. justamente no sensor.

vou ver quanto ta custando um sensor novo.
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Mensagem #10 por Miau » Qui Mai 22, 2014 11:11 am

Bom.. fui comprar o sensor e tive uma surpresa. .

Existem 2 modelos de sensor..

Um com um anel lilas.. esse foi tirado da montagem pois dava muito vazamento.

O outro com anel branco. . Veio pra substituir anterior.

Por acaso o do meu carro era o antigo. Troquei hj de manha e a direcao parece normal.

Segundo os mecanicos.. é normal ficar suado ali em volta da tampa.. pois a tampa é a valvula de escape de pressao. É por isso que tem uma borracha no medidor.. ela serve como defletora pro fluido nao lambusar em volta da tampa.. e tambem serve pra estabilizar a linha de nivel do fluido como quando o carro está inclinado.

Ou seja.. quem tem o sensor lilas é certo que vai dar problema.

Custou 40 reais.. sensor mais oring
Editado pela última vez por Miau em Qui Mai 22, 2014 9:31 pm, em um total de 1 vez.
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Mensagem #11 por igor » Qui Mai 22, 2014 9:20 pm

Bem, a minha nave tá com a DH dura, tipo ela ia meio que travando e quando vc soltava o volante, ele não voltava sozinho. Depois de tudo testado, sem vazamento, nível de óleo da DH normal, descobri que o problema era na caixa de direção, gastei 600 pila, troquei tudo na caixa de direção e o volante tá uma seda.
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  Tópico Resolvido

Mensagem #12 por Miau » Seg Mai 26, 2014 9:01 pm

bom, só pra constar.. após a troca do sensor de pressão.. a direção ficou perfeita.

aqui segue o modelo com anel violeta/roxo que é o que dá defeito

Imagem

foi trocado por este com anel branco que veio pra substituir o problematico:

Imagem

mas.. isso foi no meu caso.. o correto é verificar a peça pelo numero do VIN lá no Citroen Service

valeu
Editado pela última vez por Miau em Ter Ago 19, 2014 9:24 am, em um total de 1 vez.
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Mensagem #13 por matteo » Qua Jun 17, 2015 11:22 pm

Pois é andré tenho observado esse pequeno vazamento na tubulação hidráulica, mais precisamente no sensor. E lendo seu relato, resolvi dar uma conferida, e descobri que se trata do danado do sensor do anel lilás que vc disse que dá defeitos. Vou proceder com a troca, e gostaria de saber qual o nível de dificuldade e se tem que ter algum cuidado em especial? O anel oring preto da foto acompanha o mesmo? Abraço.
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Mensagem #14 por matteo » Qui Jun 18, 2015 12:37 am

Outra coisa: Pesquisando os códigos, cheguei a dois, com preços bem distintos também.
401508 R$ 46,31
401509 R$ 125,00
Pesquisei no site da peugeot.

Vou ter que verificar qual é o correto, espero que seja o primeiro...rrrsss
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Mensagem #15 por tilex » Qui Jun 18, 2015 9:00 am

Só pra confirmar, o meu tambem fica suado de oleo no mesmo local. Deve ser normal.
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