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Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica Tópico Resolvido

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Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica

Mensagem #61 por rgdl » Dom Ago 28, 2016 4:00 pm

E sua direção é de que fabricante?


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Mensagem #62 por Miau » Dom Ago 28, 2016 5:46 pm

Cara na válvula do pinhão ta escrito TRW
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Mensagem #63 por Miau » Qua Ago 31, 2016 3:58 pm

Bom.. Trocada a mangueira.. Limpa e remontada a caixa.. Tudo instalado.

Acho que vai uns 800ml de fluido..

Fiz uns testes rápidos.. Uma rodada rapida.. E aparentemente tudo ok.

Vou rodar uma semana e verificar novamente.

Sobre a mangueira nova.. Com um pouco de dificuldade.. Tudo encaixado.

Imagem
cilindro atuador da direção do tipo externo, é esse ai que faz o alívio da direção. Não tem manutenção pois é lacrada na prensa e solda. Pelo que vejo, se der problema nela, só trocando a mesma. E o bom é que para isso não é preciso remover a caixa do carro, da pra fazer o serviço com facilidade acessando por baixo do carro.
Fora isso, tentei colocar uma coifa nela, mas não deu certo.. ficou ralando na coifa da cremalheira. O negócio é confiar no retentor hehe.



Imagem
válvula do pinhão(também conhecido como "sem fim") sem qualquer vazamento, e a cremalheira
essa válvula é que direciona o sentido do fluido dentro do cilindro atuador de acordo com o lado pro qual se esterça o volante..



Imagem
cremalheira com os dentes perfeitos..



Imagem
bucha da cremalheira(lado carona).. é do tipo auto ajuste pois parece que contem uma mola na parte interna que fecha a mesma contra a cremalheira.. dispensa manutenção.
segundo um profissional de direção hidráulica que consultei, estaria com folga nela e teria que ser trocada. Pura balela pra me fazer perder 400 temers se eu levasse a caixa. Se fosse pra ele tirar a caixa de direção, 800 temers.



Imagem
conjunto do guia da cremalheira(lado motorista).. essa peça é que pressiona a cremalheira contra o pinhão. Não tem ajuste.
porém tinha sido colocado uma arruela pra aumentar a força da mola.. foi o suficiente pra deixar a direção mais dura e me incomodar. Logicamente deixei no original.
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Re: Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica

Mensagem #64 por Munhoz » Qua Ago 31, 2016 5:02 pm

As mina pira com essa bagunça em cima da pia kkkkk
Mas e ai ficou mais leve? Sem barulho?
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Mensagem #65 por Miau » Qua Ago 31, 2016 5:46 pm

Piro eu se mexem em alguma coisa quando desmonto as coisas kk

Parece normal.. Vou saber quando rodar bem..

O barulho de toc toc no final nada tem a ver com a caixa de dh.. Ainda to investigando onde é.. A impressão é que vem do coxim do amortecedor ou da caixa da bsm.

So acontece em paralelepipedo ou pista muito irregular que faz o carro chaqualhar e principalmente esterçando todo pra direita nessa chaqualhada.. Hoje dei uma calçada boa na caixa bsm e to prendendo tudo que parece solto
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Mensagem #66 por Miau » Seg Set 05, 2016 7:29 pm

voltando.. a direção continua um pouco dura..

não tem mais vazamento algum.. então to pensando nas seguintes possibilidades:

1 - ao montar tudo.. e fazer o alinhamento aqui em casa mesmo, reparei que a cremalheira ficou cerca de 1cm fora de centro.. percebi isso pelas ponteiras.. pois antes o que sobrava de rosca pra um lado, sobrava idêntico pro outro.. e agora dá 1cm de diferença.. creio que isso se deva pela posição do pinhão na hora do encaixe.

pra completar o drama.. estive lendo sobre válvula rotativa de pinhão e tal.. e tem posição certa.. tipo tem centralização do pinhão em referencia a posição da cremalheira, e isso pode deixar a direção dura pois a válvula atua de maneira errada.. não atentei muito pra isso quando desmontei.. mas já sei como vou fazer..

como não mexi na barra de direção do volante, ela está padrão.. então vou fazer o seguinte pra recuperar a posição original da válvula:

- manter o volante no centro
- acoplar a válvula do pinhão na coluna de direção ou usar como referência.. pois só tem 2 posições de encaixe da mesma
- centralizar a cremalheira, com o mesmo tanto pra cada lado
- encaixar o pinhão na cremalheira

assim acho que consigo voltar ao padrão da caixa e fazer mais testes..

se isso não resolver..

2 - possibilidade de vazamento interno entre os setores da válvula.. acho que dá pra fazer um teste quanto a isso injetando pressão na entrada de alta da válvula e verificando se, com ela na posição central.. se apenas retorna pressão pelo retorno, ou se vaza pressão para um dos lados de esterçamento.

depois testar esterçando e vendo se a pressão corre pro lado correto sem vazar nos demais

3 - possibilidade de vazamento interno no cilindro atuador, ou seja.. quando a pressão tenta empurrar o pistão do cilindro, pode haver fuga de pressão pro outro lado.. fazendo assim a direção assistida perder a eficiência e ficando dura

4 - possibilidade de vazamento interno ou cavitação na bomba, ai ela estaria enviando menos bars de pressão.. porém o pressostato está percebendo normalmente quando eu esterço a direção. Isso dá a ideia que existe pressão suficiente.. mas só com um manômetro mesmo pra saber.. daria pra instalar no local do pressostato.. mas ai eu precisava saber os valores de leitura de referência hehe

vou acabar retirando novamente a caixa e estudando melhor.. por enquanto não queria intervir na válvula do pinhão.. talvez precise de ferramenta especial pra sacar retentores ou rolamento.. não sei.

por enquanto vou na teoria de que está apenas descentralizada a cremalheira em relação a válvula do pinhao
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Mensagem #67 por Miau » Qua Set 07, 2016 1:27 pm

Bom.. continuando..

ontem eu tive que desmontar a admissão do carro pra chegar no suporte do trocador de calor do óleo.. e aproveitei e inspecionei visualmente a bomba, pois fica mais fácil de ver..

eis que pelo que parece, tem vazamento nela..

Imagem

Imagem

o kit reparo dela custa cerca de 20 reais.. vem com orings e retentores..

já vi um video de uma bomba dessa mesma marca DHB sendo toda desmontada e remontada.. parece simples.

talvez nesse final de semana, vou fazer eu mesmo hehe.. como sempre.
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Mensagem #68 por Munhoz » Qua Set 07, 2016 7:37 pm

rsrsrs você começa a ver como nem tudo é caro. vai longe assim.. parabéns André.
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Mensagem #69 por Miau » Sáb Set 10, 2016 5:52 pm

Boas.. continuando a saga Cagada de Urubú..

Algo que a gente sempre pensa que.. óhhhh bomba de direção é coisa de especialista.. hehe foi uma das coisas mais fáceis que já mexi..

Realmente o retentor da polia dela já tava folgado.. os 2 orings grandes também, vai um na tampa traseira e outro no corpo interno, já bem deformados.. Achar na internet foi quase impossível devido a nem saberem dizer se serve nessa bomba, os kits existentes.. então desmontei tudo e fui comprar individualmente o retentor e orings levando os velhos e as peças onde encaixam pra não haver dúvida. Tudo custou 40 temers.

Difícil foi lavar a sujidade.. e também acessar os parafusos do lado da polia, é chatinho.. mas com paciência.. sai.

São só 3 parafusos que prendem a bomba no carro.

Desmontar o reservatório da bomba também é chato.. é preso por 2 clipes com trava.. tem que improvisar uma chapa pra levantar a trava.. esqueci de fotografar essa etapa.

a desmontagem da bomba, é só seguir o reverso da montagem que fotografei passo a passo..

olha ai ela toda desmontada e já com o retentor de 19mm novo instalado e orings que são 4.. os velhos estão na foto..
Imagem

Agora a sequencia de montagem..

Carcaça pura..
Imagem

Instala os 2 pinos guia..
Imagem

Agora o lado interno do miolo.. tem uma letra M estampada nele, deve ficar voltado pro lado de baixo.. mas na dúvida, é só alinhas os rasgos com os rasgos da carcaça..
Imagem

Chegada a vez da pista do rotor.. lado com o M pra cima..
Imagem

Vez da polia com o eixo..
Imagem

Agora o rotor.. mesma coisa.. letra M pra cima..
Imagem

Vez das paletas e da trava do eixo.. essa trava é chata de tirar.. usei uma chave de fenda ultra fina de relojoeiro pra tirar..
Imagem

Agora a parte final do miolo..
Imagem

Lógico, sem esquecer da mola da tampa traseira..
Imagem

Vez da tampa.. Essa tampa praticamente só sai com o uso de um imã bem forte pra puxar.. nada de usar chave de fenda pra não riscar a parede.
Imagem

Agora a ferramenta improvisada para pressionar a tampa pra dentro.. pra então passar a trava.. quando for tirar a trava, é o mesmo esquema.. pressiona a tampa usando um saca polia.. e vai pressionando aos poucos até a trava girar livre.. então uma das pontas da trava é afinada pra você conseguir puxar com uma chave de fenda.
Imagem

Trava no lugar.. tudo certo.
Imagem

E por final a sequencia da válvula de alívio de pressão.. que vai junto com o bocal de saída de pressão alta.
Imagem

Parece complicado? pra mim não hehe..

Zero vazamento agora.. ainda não tive a oportunidade de rodar na rua pra testar bem.
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Mensagem #70 por friba.rj » Sáb Set 10, 2016 8:32 pm

Parabéns mais uma vez!
Pelo trabalho e por disponibilizar esse passo a passo.
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Mensagem #71 por rgdl » Dom Set 11, 2016 7:35 am

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Mensagem #72 por Miau » Seg Set 12, 2016 7:54 pm

então.. parece que o sistema ficou completamente estanque.. enfim..

sobre a performance.. não notei diferença.. não sei se é coisa da minha cabeça.. ou porque volta e meio pego um carro com direção elétrica.. mas eu tenho a sensação que a minha direção ainda era mais macia..

to quase encomendando o kit reparo da válvula rotativa do pinhão(80 temers) e fazendo a troca de todas as vedações.. só ia faltar mesmo as vedações do cilindro atuador.. mas ele não tem manutenção..

ainda to pensando.. mas é bem capaz de eu fazer hehe..
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Mensagem #73 por Munhoz » Seg Set 12, 2016 11:20 pm

Procura alguma oficina especializada em cilindros hidráulicos, eles abre isso no torno faz o reparo e fecham. Ou constroem um se você precisar.
Achei algumas em SP para tentar reparar o cilindro da suspensão do Xantia, só não tive a oportunidade ainda de pegar um bem velho pra mandar pro teste.

Adicionado a 1 minuto 41 segundos:
Mas seguindo a lógica, um desses componentes podem interferir na "leveza" da direção. Se um retentor estiver estourando, acaba passando pressão para o lado oposto do atuador.
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Mensagem #74 por Miau » Ter Set 13, 2016 9:01 am

então.. já pensei mil formas de abrir esse cilindro..

quando estive com ele solto e meti pressão em um dos lados.. ao balançar a haste do pistão.. dava fuga pro outro lado.. isso foi fato.. mas não sei se é normal ou se não deveria ocorrer.. saca..

o lance todo é que os dois acessos de pressão do cilindro são no mesmo lado e eu não faço ideia de como é por dentro.. ou seja.. de como um dos acessos vai parar do outro lado do cilindro.

então se cortasse o cilindro.. iria cortar também a comunicação de um dos acessos..

a melhor maneira de abrir seria fazendo o inverso do fechamento.. meter alguma ferramenta ali onde prensou e forçar o metal para voltar a posição natural.. mas não sei se existe ferramenta assim..

fora isso, imagina o preço do serviço.. uma caixa dessa completa, incluindo coifas e axiais, toda recondicionada e com garantia, sai por cerca de 820 temers em 12x s/j saca..

realmente não sei o q fazer.. já encontrei esse cilindro solto pra vender por entre 100 a 250.. mas tudo usadão.. ai pode estar melhor, igual ou pior que o meu.. vai saber.

Adicionado a 13 minutos 54 segundos:
se tivesse uma dessa ruim pra abrir e ver como é..

Adicionado a 21 minutos 52 segundos:
acabei de descobrir que a caixa de direção do xantia usa um cilindro atuador quase idêntico, porém que não é lacrado
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Mensagem #75 por gabriel_mupe » Qua Set 14, 2016 12:29 am

Andre, parabens cara!
Trabalho excepcional em busca da perfeição! :vg:

Belo post, bastante informativo e com um custo baixo e um pouco de dedicação.. procuro fazer isso no xantia, mas nem sempre ele me ajuda! :lol: :lol:
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-Peugeot 205 97'
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