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Xsara Picasso - Manutenção da direção hidraulica Tópico Resolvido

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Timoteo BATALHA
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Mensagem #76 por Timoteo BATALHA » Qua Set 14, 2016 3:30 pm

Miau! Um bacana aqui em Boa Vista trocou os oring para tirar vazamento mas já adiantou que teria que trocar uma peça cilíndrica dentro. Depois de uns 3 mil km vazou de novo.
Um especialista em Porto Velho partiu pra cima. (cara muito safo). Trocou todo o kit de vedação.
Desmontou tudo e veio me mostrar o rotativo riscado/marcado. Condenou. Ele encontrou no comercio e remontou tudo. A bomba ficou novinha. Um barulho que fazia no fim de curso sumiu. Não vaza. Direção leve.


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Mensagem #77 por Miau » Qua Set 14, 2016 3:49 pm

cara.. quando da fim de curso aqui.. faz um barulho sim.. tipo um zshiiiii

mas pra mim isso é a válvula de pressão limite atuando, né não? tipo quando a pressão sobe demais, ela libera o fluido direto pro reservatório acredito eu.. nem chega a sair da bomba esses bars excedentes.

dá uma olhada na foto do rotor do meu.. tem uma marca, não chega a ser bem risco.. mas acho que é desgaste natural.. e na sede onde as paletas giram, tá lisinho.
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Mensagem #78 por Miau » Ter Out 04, 2016 10:18 pm

Continuando a saga..

Troquei os reparos da válvula do pinhão.. Nada feito..

Alias.. A válvula TRW dessa caixa é montada de forma definitiva. Ou seja, não dá pra desmontar a válvula internamente sem apelar pro brute force..

Pra desmontar é fácil.. Solta ela inteira da caixa e bate de cima pra baixo.. Ela é presa na carcaça apenas pelo rolamento.

Ai existe um retentor no rolamento, outro na parte de cima e depois um guarda pó.

Bem facil de trocar o retentor de cima e o guarda pó.

Mas o de baixo do rolamento só sai se voce tirar fora a válvula que tem os 4 aneis de teflon.

E pra tirar essa bendida.. Só vi uma maneira.. Destruindo o pino trava que segura a mesma com uma furadeira. Dá muito trabalho, tem que fazer perfeito e depois tem que providenciar outro pino trava.

Então se o retentor do rolamento estiver bom.. Que for se aventurar.. Nem tenta tirar que vai passar raiva.

Troca somente os aneis de teflon, retentor de cima e o guarda pó. Que por acaso da pra tirar tudo sem destruir nada.

Mesmo fazendo isso tudo.. Vaza pressao internamente dentro do cilindro atuador. E nao tem como abrir.

Desisti e encomendei uma caixa remanufaturada com garantia.

Aproveitei e comprei também o kit rotor da bomba pra elimibar qualquer possibilidade de problema.

Desencanei de usar o Total AT42 que li que é dexron III e vou aproveitar 1 litro de dexron vi aqui.

Pesquisei e cai no blog do xamã.. Onde ele recomenda o upgrade do fluido também para direção hidráulica.

Quabdo tudo chegar.. Vou tentar documentar a troca

Adicionado a 56 segundos:
Ahh sim.. Também comprei o alfa-x(tipo militec) e vou jogar no motor e na direção.
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Mensagem #79 por Munhoz » Qua Out 05, 2016 1:00 am

não da pra dizer que não tentou.
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Mensagem #80 por Miau » Qua Out 12, 2016 10:46 pm

tentei mesmo.. hehe

então.. chegou o kit rotor da bomba e também a caixa de direção remanufaturada com garantia.

lá fui eu passar o dia das crianças com meus brinquedos haha

desmontei tudo, dei uma geral na bomba, troquei TUDO, ou seja, rotor, mesas, paletas, menos o eixo pois estava em ordem e eu não tenho prensa pra sacar a polia. Aproveitei e lavei a carcaça por dentro e também o reservatório, com água fervendo.

Dei um jato forte nas tubulações pra tirar o máximo possível do fluido anterior, o Total AT42

Tirei a caixa fora também antes..

Montado tudo, dessa vez usei o AC Delco Dexron VI.. pois li a especificação do AT42 e se trada de Dexron III

A especificação do Dexron VI diz que substitui todos Dexron anteriores a partir do III

O sistema bebeu 1 litro hehe.. o nível ficou no H porém devia ter ficado no C uma vez que está frio.

Testei com as rodas no chão, carro parado.. e senti tudo normal. Porém o teste mesmo vai ser na rua amanhã.. já tava tarde e eu to cansado.

Ah sim.. ao retirar a caixa antiga, deu pra ver o vazamento no êmbolo do cilindro atuador..

Amanha chega o condicionador de metais.. vou colocar no sistema da DH e no motor.
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Mensagem #81 por Miau » Sex Out 14, 2016 6:18 pm

legal.. parece que voltou tudo a normalidade..

até achei que ficaria bem mais leve, mas tá pelo menos normal.

o fluido dexron VI se comportando direitinho.. fica a dica.

agora que terei mais disponibilidade pra mexer na outra caixa.. vou ver se dou uma solução no cilindro e boto ela pra vender pra dar uma diminuída no preju.
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Mensagem #82 por Munhoz » Sex Out 14, 2016 6:31 pm

as vezes esse peso que você sente é característico do carro.
Teria que dirigir outra pra comparar.
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Mensagem #83 por Miau » Sex Out 14, 2016 6:44 pm

pois é.. é q eu sempre fico com a impressão que no começo quando peguei o carro, era bem mais leve.. mas em comparação com a outra anterior.. essa ta normal..

o problema é q vez ou outra pego carro com direção elétrica.. que é ultra macia com manobras..
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Mensagem #84 por mkaroline » Qua Nov 02, 2016 2:36 am

Opa, boa noite.

Na segunda, dia 31 de outubro, levei meu carro na oficina, pois estava com um vazamento nas mangueiras da direção hidráulica. Fizeram os reparos necessários, mas quando fui buscar o carro ontem, na terça dia 01/11 tive uma surpresa nada agradável. O meu volante estava duro como pedra! Mas muito duro, muito difícil de fazer manobras, pois era como se os pneus não se movessem depois de certo ponto. Levei o carro pra resolver um problema e saí de lá com outro que nem existia. Já aconteceu isso com vocês? Será que isso pode ser ar no sistema? Se eu fizer a troca do óleo novamente, volta ao normal?
Por favor, me ajudem.
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Mensagem #85 por Miau » Qua Nov 02, 2016 8:52 am

direção muito dura, como se quase o carro tivesse desligado, significa que quase tá sem assistência da DH.

qual fluido foi colocado?

só trocaram as mangueiras e nada mais? qual mangueira foi colocada?

se a mangueira estiver fora dos parâmetros, dá ruim. Tudo tem que bater.. comprimentos e diâmetros dos rígidos e flexíveis..

checou o nível? se estiver muito cheio, fica dura, mas não tanto.. com o carro frio, o nível tem que bater no C da vareta.. com o carro quente, tem que bater no H
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Mensagem #86 por mkaroline » Qua Nov 02, 2016 12:01 pm

As mangueiras são um pouco grossas, mas não faço ideia da espessura interna. O nível do óleo ta um pouco alto, com o carro frio o nível está um pouco acima do 'H'. A marca do óleo não sei. Olhei na nota mas não tem dizendo a marca.
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Mensagem #87 por Miau » Qua Nov 02, 2016 1:11 pm

então, suga o óleo com uma seringa até chegar na marca C..

vai parecer que está vazio, mas é o correto.. pois depois de quente, o fluido expande bastante..

como está em excesso, cria dificuldade para retornar pro reservatório..

se a mangueira nova não se parece com a original, então não vai dar certo
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Mensagem #88 por mkaroline » Qua Nov 02, 2016 7:15 pm

Fiz o que vc recomendou. Suguei com uma seringa, tirei no total 35ml de óleo, e na mesma hora fui dar uma volta pra testar. O carro estava muito bom, não era como antes mas tinha melhorado uns 80%.
Fui tomar um banho pra sair, e quando liguei o carro, tava duro novamente. É um tormento guiar o carro assim, sem contar que é muito perigoso.
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Mensagem #89 por Miau » Qua Nov 02, 2016 9:21 pm

Resta saber qual fluido foi colocado.. Tem que ser no mínimo dexron III

Ideal colocar o dexron vi
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Mensagem #90 por friba.rj » Qua Nov 09, 2016 11:57 am

Miau escreveu:(...)
Ahh sim.. Também comprei o alfa-x(tipo militec) e vou jogar no motor e na direção.

Meu XP está com 134 mil kms. Acha que vale a pena usar o Alfa-X?

A propósito, segue um teste entre os produtos Alfa-X, Militec-1, Molykote A2 e Bardahl:
https://www.youtube.com/watch?v=TXT-hsNRqz8
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