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friba.rj
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Mensagem #181 por friba.rj » Sáb Jun 03, 2017 9:32 am

Finalmente, pude fazer um teste de consumo um pouco mais correto, embora ainda não seja o real. Não vou falar sobre o método que usei porque farei um segundo teste para confirmar (ou não) o primeiro e apurar os dados (eu mesmo já fiz várias críticas a esse primeiro teste).
Ainda não sendo uma medição definitiva, fiquei muito animado e espero que ela se confirme.

Vamos aos números. (obs: CB é sigla para computador de bordo.)
Distância percorrida: 508kms
Gasolina consumida: 52,86l
Consumo médio verificado: 9,6km/l
Consumo médio apontado pelo CB: 13,4l/100km = 7,46km/l.
Diferença: 28,7% em relação ao marcado pelo CB ou 22,3% em relação ao consumo verificado na bomba, de acordo com a preferência de abordagem.


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Mensagem #182 por gjvialta » Dom Jun 04, 2017 12:24 pm

Olá!

Como sabe que consumiu 52.86l de combustível? É a quantidade reposta pela bomba? Fez a reposição no mesmo posto no qual iníciou a medição? Usou os mesmos parâmetros (completo no primeiro desarme da bamba)?

Para números mais confiáveis é preciso uma amostragem maior. Só assim para se ter confiabilidade nos resultados.

Enfim acho que é por aí mesmo.
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Mensagem #183 por friba.rj » Dom Jun 04, 2017 3:18 pm

gjvialta escreveu:Olá!

Como sabe que consumiu 52.86l de combustível? É a quantidade reposta pela bomba? Fez a reposição no mesmo posto no qual iníciou a medição? Usou os mesmos parâmetros (completo no primeiro desarme da bamba)?

Para números mais confiáveis é preciso uma amostragem maior. Só assim para se ter confiabilidade nos resultados.

Enfim acho que é por aí mesmo.


Exatamente. Mesmo posto, mesma bomba, 1º desarme. Até o frentista foi o mesmo. rsrs
Embora isso já seja melhor do que 99% das medições que se faz por aí, ela não é 100% precisa. Estou pensando em trafegar até deixar o combustível acabar por completo, a fim de ter mais precisão.

Meu tanque foi completamente esvaziado antes de consumir esses 52,86. No finalzinho, pude perceber um pouco de sujeira saindo junto com a gasolina (aquelas partículas que ficam sedimentadas no fundo do tanque). Esclareço que toda essa gasolina foi devidamente filtrada antes de voltar ao tanque.
Pelo que me lembro, o único problema de deixar o tanque secar seria essa sujeira que fica depositada no fundo, pois poderia entupir bicos etc. Se for somente isso, eu não terei problemas.
É só isso mesmo ou há outros riscos em rodar até a gasolina secar?
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Mensagem #184 por rgdl » Dom Jun 04, 2017 3:28 pm

Na verdade essas partículas solidas só entupiria bicos se seu filtro de gasolina estiver ruim, pois o certo é o filtro não as deixar passar.

O que pode acontecer é sua bomba queimar, pois ela é refrigerada pelo próprio combustível que ela suga.
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Mensagem #185 por friba.rj » Dom Jun 04, 2017 11:10 pm

rgdl escreveu:Na verdade essas partículas solidas só entupiria bicos se seu filtro de gasolina estiver ruim, pois o certo é o filtro não as deixar passar.

O que pode acontecer é sua bomba queimar, pois ela é refrigerada pelo próprio combustível que ela suga.

rgdl, obrigado pelo esclarecimento. Depois que você escreveu, eu até lembrei que já li isso também.
E se eu parar o veículo assim que começar a falhar o motor por falta de gasolina?
Ou você acha melhor não correr esse risco?
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Mensagem #186 por rgdl » Seg Jun 05, 2017 9:35 am

Eu acho que para vc não precisa ser tão radical para ter a certeza do consumo, basta vc repetir o teste da mesma maneira que vc já fez (mesmo, posto, bomba e frentista kkkkk) umas 3 vezes para ter a certeza que os valores estão batendo.
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Mensagem #187 por gjvialta » Seg Jun 05, 2017 5:46 pm

friba.rj escreveu:
rgdl escreveu:Na verdade essas partículas solidas só entupiria bicos se seu filtro de gasolina estiver ruim, pois o certo é o filtro não as deixar passar.

O que pode acontecer é sua bomba queimar, pois ela é refrigerada pelo próprio combustível que ela suga.

rgdl, obrigado pelo esclarecimento. Depois que você escreveu, eu até lembrei que já li isso também.
E se eu parar o veículo assim que começar a falhar o motor por falta de gasolina?
Ou você acha melhor não correr esse risco?


Olá,

Desnecessário correr esse risco de pane seca e queima sua bomba de combustível, mesmo porque isso não lhe dará margem de 100% do consumo, pois sua base será o valor da bomba.

Faça com o RGDL disse. A média depois de vários processos feito por você repetindo como já fez, lhe dará um valor bem próximo do real sem correr riscos.

Eu faço a média de consumo de forma sistemática toda vez que abasteço o carro. Isso para ter parâmetro de algumas possíveis anomalia relacionadas a consumo.

Eu anoto data, odômetro total, zero o parcial, valor do combustível por litro, tipo de combustível, valor pago, etc... Tudo isso numa planilha de excel. Com isso tenho as médias em percurso de estrada, cidade, uso misto, que depende do posto, etc.

Coisa de engenheiro, mas é bastante útil pra mim.
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Mensagem #188 por friba.rj » Ter Jun 06, 2017 12:02 am

Eu sei que parece maluquice... e é mesmo... kkkk... mas é que eu estava muito puto com o consumo do carro. Agora, sei que o consumo é menor e fiquei mais tranquilo.

O próximo passo é verificar se a quilometragem marcada no CB está próxima da realidade.
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Mensagem #189 por gjvialta » Ter Jun 06, 2017 1:16 pm

Em todos os meu carros, o CB sempre divergiu. Não dá pra condenar o que ele apresenta, pois as variáveis que temos fogem do nosso dia a dia. Como saber se o marcador da bomba de combustível é confiável?

Por isso, pra mim o que importa é o custo do km rodado. Ele é quem me dá parâmetro comparativo e vai ter a mesma base de cálculo para qualquer carro que tiver. De que me adianta aferir de forma correta o consumo do meu carro se vou usar parâmetros diferentes dos comparativos dos outros carro?

Att
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Mensagem #190 por gcdsm12 » Sex Out 06, 2017 7:19 pm

Opa amigos,
Comprei o meu xsara picasso a pouco tempo. Reparei o canister, troquei velas (bosch) e o consumo ainda continua alto no CB na média marca entre 17/100 e 21/100

Tenho scanner odbII o fuel trim em uma pequena acelerada marca 12.0 e sem acelerar varia de -1.0 a 3.5, estes valores são normais?

Obrigado
famendo
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Mensagem #191 por famendo » Seg Out 09, 2017 4:28 pm

A minha está mostrando no consumo médio o valor 12,2L/100 e quando estou rodando com ela, ela varia entre marchas e velocidades diferentes, dentro da cidade no consumo em tempo real no CB os valores que vão de 7,3L/100 e 9,5L/100...está com consumo normal para um carro com 12 anos de idade ou tenho que procurar pelo em ovo?
Se isso que o CB diz, for perto da realidade, ja fico feliz, pois tenho um escort zetec ano 2000 e ele consome em média dentro da cidade 6,5 - 7 /L na cidade e quase 10/L na estrada...
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Mensagem #192 por CVrrozo » Qua Dez 06, 2017 5:38 pm

Boa tarde pessoal!
Tentei ler todo o tópico mas é informação demais, vamos ver se podem me ajudar...
Tenho um C4 Pallas 12/13 2.0 Automático e já não aguentava o consumo urbano dele, sempre abaixo dos 7km/l (no computador de bordo).
Tentei até vender o carro para pegar um mais econômico mas, após 8 meses de frustrações, resolvi instalar um Kit GNV 5ª Geração nele. Sei que muitos condenam, sei que outros falam muito bem, mas enfim, fiz o máximo de pesquisas que consegui e acabei instalando na semana passada.
O problema é que já rodei 2 vezes no cilindro de 16m³ e ele está fazendo em torno de 105km apenas, ou seja, 6,5km/m³ de GNV, um absurdo!
To achando então que realmente meu carro tem algum problema que está causando nele um altíssimo consumo, independente do combustível.
O carro está com todos os filtros novos, velas novas também. A única coisa que me preocupa é o câmbio, que sinto umas "escorregadas" na hora da passagem de 1ª pra 2ª marcha. Isso de fato aumenta consideravelmente o consumo? E isso é realmente motivo para que eu faça os tais reparos na caixa de marcha? Sempre tive muito medo desse tipo de problema, pois ouço que custa o olho da cara!

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