Caros usuários e visitantes

Bem vindo ao novo Fórum Citroën Clube!

LEIAM AS REGRAS ANTES DE POSTAR! CLIQUE AQUI!

Visitantes, qualquer problema com cadastro ou ativação, por favor nos envie um email para registro@ccdob.com.br.

Usuários antigos, se é seu primeiro acesso na nova versão de fórum, será necessário que você redefina sua senha. Basta tentar fazer o seu login, em seguida clicar em "Esqueci a Senha" e seguir os passos para redefinição de sua senha.

Não pudemos reaproveitar os nomes de exibição de cada usuário. Sendo assim, seu próprio usuário de login será o mesmo a ser exibido nas postagens. Caso queira alterar seu nome de usuário, clique aqui e faça a solicitação.

Grato, a Administração.

Xsara Picasso - Eixo traseiro

rafaelbarcelosf
Sem Habilitação
Nome: Liprince

Mensagem #31 por rafaelbarcelosf » Seg Jan 11, 2016 11:36 am

Pessoal, a opinião que eu tenho é a seguinte: não gosto dessas adaptações com esses materiais. uma peça de plástico ou de outro material que não o ferro ou aço não vai substituir com a mesma eficácia de um material mais duro. Vai correr o risco de ter que troca-la em um ano pela folga que vai gerar. O carro e muito pesado e se não for de ferro mais cedo ou mais tarde ele vai ficar sambando nas curvas. E outra ,a graxa não reage bem com esse material ainda mais com fricção constante aquecendo o local.

Miau
Zumbi
Nome: André M
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Mensagem #32 por Miau » Seg Jan 11, 2016 12:17 pm

Entao.. Nao ficou nada duro. Inclusive quando eu tava montando a manga no eixo.. O proprio peso da manga ja articulava sem a menor dificuldade.

Folga zero e se movendo normalmente.

Vale lembrar que o movimento que a manga faz no eixo.. Se chegar a 30° é muito. Acredito que essa bucha funcione muito bem.

Mas eu to começando a achar que o barulho nao era de folga no eixo.. E sim de fim de curso por causa das barras.

Qualquer coisa ponho rolamento novo no lugar.

Ah sim.. Reparei que por causa de subir 1 dente na barra pra compensar o desgaste.. Achei que a suspensao ficou meio cabrita.. Um pouco dura. Mas nao sei se era habito de ter uma toda molenga antes.. Vou usando assim.. Qualquer coisa troco as barras.. Acho q custam menos de 200 cada.

A estabilizadora ta ok.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Timoteo BATALHA
Curioso
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Mensagem #33 por Timoteo BATALHA » Seg Jan 11, 2016 1:14 pm

HOje a tarde começo a subir o meu XP...vou aumentar um dente só!!
Antes vou bater a manga de eixo direita pra dentro pois na troca dos rolamentos o mexanico deixou quase um centimetro pra fora!!! Affs!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem #34 por Timoteo BATALHA » Sex Jan 15, 2016 10:29 am

Pessoal de São Paulo que precisar de manutenção especializada no eixo traseiro segue link do site de empresa especializada:

<a href="http://eixodopeugeot.com.br/empresa/" target="_blank">http://eixodopeugeot.com.br/empresa/</a>
2.0i 16V
2004
frente 2009
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem #35 por Timoteo BATALHA » Ter Jan 19, 2016 10:30 am

Ontem a noite conclui o serviço no eixo traseiro.
Usei dois cavaletes e um macaco de 2t. (Muito, MUITO CUIDADO MESMO ao usar macaco tipo "garrafa"/cilindrico, principalmente estes pequenos de 2 toneladas).

Foi tudo bem diferente do que o registrado pelo André M e anteriormente por mim.
Vou registrar aqui para troca de experiência:

Desmontagem

Olhando o carro de trás pra frente:

1º soltar a parte de baixo dos amortecedores:
* depois de erguido o carro, soltar a parte de baixo dos amortecedores, deixando fixado na parte de cima...tira-se as porcas e bate os parafusos prisioneiros para retirá-los
* em seguida retira-se a barra estabilizadora, pois se tirar primeiro as barras de torção, na hora de bater a estabilizadora irá empurrar as mangas de eixo...o que dará um trabalho do caramba!

2º retirar a barra estabilizadora
* A barra estabilizadora só sai para o lado direito (olhando o carro por trás)...se bater pra sair pelo lado esquerdo irá empurrar a manga de eixo esquerda junto...e se a manga sair do eixo irá cair no chão danificando o conduíte de freio......a ponta estriada esquerda desta barra é menor em diametro, do que a ponta estriada DIREITA........solta os parafusos de fixação da barra estabilizadora e com pino de aço de uns 30cm bate a estabilizadora pelo lado esquerdo...ela saírá pelo lado direito......considerando que não soltou as barras de torção antes, isso ajudará a manter as mangas de eixo em suas posições quando estiver batendo a barra estabilizadora para tirá-la.

3º retirar as barras de torção (primeiro a esquerda)
* As barras de torção são presas por arruelas de aço com furo descentralizado fixado por parafuso ao centro em cada extremidade da barra...saca-se estes parafusos e retira-se as arruelas.
* A barra de torção da manga de eixo ESQUERDA bate para dentro, ou seja: ela sai para o lado direito e fica solta dentro ....ela não cai e isso facilita na remontagem....quando a barra sai, a manga de eixo cede pendurada.
* A barra de torção da manga de eixo DIREITA bate pra dentro...ela sai para o lado esquerdo e também não cai ficando solta dentro...também facilitando a remontagem...a manga de eixo direita também fica dependurada...

A partir daí fica a critério do tipo de serviço a fazer...se for trocar os rolamentos dos eixos ou trocá-los por buchas conforme feito por André M, então terá que retirar as mangas totalmente dos eixos...o que implica em soltar os conduítes de freio e talvez o cabo do freio de mão.

Se entenderam esta etapa da DESmontagem e caso seja de interesse, postarei a Remontagem.
2.0i 16V
2004
frente 2009
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem #36 por Miau » Qui Ago 25, 2016 1:59 pm

fala galera.. voltei aqui no tópico pra dizer que a bucha já quebrou na parte que teria o rolamento da ponta.. vale nada.

já encomendei o kit de rolamentos na CC.. por rolamento de volta.
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem #37 por rgdl » Qui Ago 25, 2016 4:05 pm

Mas só durou 8 meses?? não vale nada mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Munhoz
Zumbi
Nome: Vitor Munhoz
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Mensagem #38 por Munhoz » Qui Ago 25, 2016 4:44 pm

Como vai fazer com o eixo?
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem #39 por Miau » Qui Ago 25, 2016 9:48 pm

Na verdade acho q o eixo nem tava ruim.. O barulho que fazia acho q era de fim de curso do amortecedor e tambem o step e aquela caixa do macaco pulando em cima do step.. É fogo

Agora é torcer pra nao ter estragado a ponta do eixo da manga
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem #40 por Timoteo BATALHA » Qui Set 01, 2016 3:23 pm

Fui a Porto Velho RO pela rodovia fantasma - BR 319 -
Moeu completamente a suspensão traseira do XP...que já estava meia-sola.
Encontrei em Porto Velho um pessoal com experiÊncia em eixo traseiro do Peugeot 307...e um torneiro mecânico.
Paguei R$ 850... :wtf:

Aprendi a desmontar essa porra por completo e ensinei tbm o pessoal lá a desmontagem inicial e montagem final, pois queriam fazer tudo na porrada.
Na montagem dos rolamentos eles me proporam furar as mangas para injetar graxa...aí eu não topei e fiz o seguinte:
1. Comprei 1 kg de Graxa azul para rolamentos...
2. peguei as mangas e enchi de graxa (para minha surpresa elas não são maciças...são ocas por dentro) então eu enchi até o tálo...empurrei graxa mesmo com força e cabe EXATAMENTE 500 gramas de graxa em cada manga.
3. então montei os rolamentos novos e por fim montei nos eixos.

Não vaza graxa de forma alguma.
Fica 70% mais maleável...ou seja: menos impacto, menos batidas secas na traseira pois os rolamentos estão totalmente envolvidos de graxa azul.
Tem que ajustar bem a fixação das arruelas das barras de torção e a fixação da barra estabilizadora pois se afrouxar e soltar a manga super lisa com a graxa vai sair voando com roda e tudo.
2.0i 16V
2004
frente 2009
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem #41 por Miau » Qui Set 01, 2016 4:42 pm

O torneiro fez o que? Deu passe no eixo da manga, encheu de solda e depois acertou?
Timoteo BATALHA
Curioso

Mensagem #42 por Timoteo BATALHA » Qui Set 01, 2016 5:39 pm

Sim Miau.
Escareou e preencheu o lado esquerdo...deu passe até o limite original no diametro completo.
O lado direito não foi preciso.
Prevendo a inutilidade deste processo, discutimos a introdução de graxa azul via bico ...o que não concordei fazendo do modo citado acima!!!
2.0i 16V
2004
frente 2009
Munhoz
Zumbi
Contato:

Mensagem #43 por Munhoz » Qui Set 01, 2016 6:55 pm

Como ele da o passe se o eixo é fixo?
Miau
Zumbi
Contato:

Mensagem #44 por Miau » Qui Set 01, 2016 9:40 pm

Olha.. Vou te desanimar agora..

O peugeot 206 tem esse defeito cronico no eixo da manga de entrar sugeira e o rolamento comer o eixo..

Ai o pessoal faz isso de reformar o eixo com solda.. Mas nao dura 6 meses.. O rolamento come facil a solda e cava tudo novamente.

Então já espera pelo pior hehe

Munhoz.. Acho que o eixo sai sim se aquecer a base e resfriar a ponta de eixo simultaneamente.
Munhoz
Zumbi
Contato:

Mensagem #45 por Munhoz » Qui Set 01, 2016 10:24 pm

Se ele sai, da pra trocar pois vende só o tubo. No xsara ele é prensado na manga, tira o velho e põe o novo.
Na picasso só deve ser um pouco mais complicado

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Picasso (Xsara, C4, Grand)”