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Mensagem #631 por gjvialta » Sex Mai 12, 2017 5:54 pm

Olá rgdl,

Sobre o uso do câmbio automático eu até concordo com você, mas uma questão vem à mente dos motoristas que não entendem o funcionamento de um câmbio automático e perguntam: Se existe a posição "N", quando é que ela pode ser usada? Se não, a posição "N" deveria, ao invés de "N", simbolizar uma granada explodindo e no manual do proprietário deveria constar, para esclarecimento, na frente deste símbolo, que em caso de querer detonar, ou destruir seu câmbio, coloque de forma sistemática a alavanca de câmbio nessa posição sempre que possível.

Sobre o a peça que está com problema no carro do Luchi, penso que essa peça não se quebra por fazer uso da posição "N" da alavanca.

Abç



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Mensagem #632 por tilex » Sex Mai 12, 2017 10:40 pm

Ta escrito no manual do cambio que essa posição serve pra colocar em caso de reboque do veiculo para a oficina , e deve seguir em velocidade baixa para que nao ocorra desgaste extremo na caixa. Se tiver em D da pra rebocar mesmo assim, mas as peças vao desgastar mais depressa porque o cambio nao tera a lubrificação necessaria.
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Mensagem #633 por rgdl » Sáb Mai 13, 2017 8:59 pm

Serve também para manter o carro desengrenado em um estacionamento, por exemplo.

O certo é que a posição N em um cambio automático não vai ter o mesmo uso que a mesma posição em um cambio manual, vai ser um uso mais restrito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Mensagem #634 por rgdl » Seg Mai 15, 2017 9:49 am

gjvialta escreveu:Origem do post Sobre o a peça que está com problema no carro do Luchi, penso que essa peça não se quebra por fazer uso da posição "N" da alavanca.

Eu sou muito desatento, agora que vi essa parte de seu comentário, desculpe. Gjvialta, certamente que fazer o uso regular da posição "N" não vai quebrar essa peça, mas botar em "N" a cada semáforo certamente vai estressar a peça mais do que deveria.

Ela não tem cara de ser uma peça frágil, mas também não deve ter sido projetada para suportar o uso irregular, ou seja, quem a projetou a fez pensando que o condutor sabe como se usam um cambio automático.
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Mensagem #635 por Roberto Suzano » Ter Mai 16, 2017 9:52 am

gjvialta escreveu:
Roberto Suzano escreveu:Boa Tarde,

Caros amigos gostaria de uma ajuda, sou bem inexperiente com relação a Carros, porem sou louco pelo C3, acho dentre outras marcas o mais bonito de todos e resolvi comprar um para minha esposa pois apenas ela dirigi, vamos lá: fui a uma revenda e comprei um C3 1.6 16v 2008 Automático, nos primeiros 3 dias tudo ok ai mandei para oficina para fazer as trocas de óleo e filtro para minha segurança, o mecânico notou um vazamento no Cambio e prontamente levei a loja e eles mandaram para o mecânico deles fazer o reparo, no outro dia me entregaram o carro com o problema "resolvido", assim que minha esposa andou com o carro notou que na passagem da 1ª marcha para a 2ª ele dava um tranco e na troca de N para P, R ou D ele dava também um tranco porem mais leve, levei novamente na loja eles mandaram para o mecânico deles e trocaram o calço do cambio, segundo eles esse era o problema, porem o tranco na troca da 1ª para a 2ª continua e agora da 2ª para a 3ª também porem de acordo que o motor vai esquentando o tranco vai parando, levei novamente na loja eles mandaram para a oficina e o tranco continua, alguém passou por essa experiencia e pode me indicar o que fazer, pois ainda tenho 60 dias de garantia e não sei se compensa continuar entregando o carro a loja ou eu mesmo mandar resolver já que os demais componentes do carro está em prefeito estado somente o cambio está dando essa dor de cabeça.

Desde já agradeço atenção.


Olá Roberto!

Diagnóstico de defeitos em carros com muita tecnologia embarcada exige que o profissional tenha capacidade, oficina equipada e ter procedimento para proceder no reparo. No caso de equacionamento e diagnóstico de problemas com o AL4, isso se torna primordial. Seria interessante que inicialmente você tivesse conhecimento do que está acontecendo com seu carro. Uma avaliação inicial indicaria que:
1- fosse verificado o nível do fluido do cambio. Existe um procedimento para se fazer isso. É através do Lexia, com temperatura monitorada do câmbio, através do bujão inferior.

2- Verificado o nível, é fundamental que se observe as condições do fluido para ver se existe sujeira misturada a ele. Essa inspeção dá pra se ter uma ideia das condições internas dos componentes do câmbio.

3- Verificar a pressão de trabalho do fluido do câmbio, que deve sempre estar por volta de 2,6 a 2,9 bar.

Outra questão interessante é que parece que o seu carro não apresentava defeito antes de entregá-lo ao mecânico da concessionária para que fosse retirado o vazamento. Nesse sentido é preciso saber onde era o vazamento para se ter uma ideia de onde ele pode ter mexido para que o vazamento fosse retirado.

Abç



Bom dia gjvialta,

Segundo a oficina todos esses procedimentos foram feitos e foi constatado um problema no Modulo Cambio Automático e a troca será realizada e o problema resolvido, mais por uma questão de segurança já entrei em contato com uma Concessionaria da Citroen próxima e já agendei uma revisão e informei a Revenda em que adquiri o veiculo que estaria levando o carro lá assim que retirar da oficina deles, mais por uma questão de segurança, visto que todos os comentários aqui me fizeram perceber que é um carro bom porem o cambio gera um gasto alto, entendo que por ser um carro usado poderia sim encontra-lo com alguns problemas, fiquei sabendo que terei que trocar o disco de freio e pastilha, só não esperava que seria exatamente o cambio, agradeço a atenção e as dicas e assim que resolver o problema retorno a pagina informando como foi a experiência.

Obrigado.
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Mensagem #636 por gjvialta » Ter Mai 16, 2017 2:31 pm

tilex escreveu:Ta escrito no manual do cambio que essa posição serve pra colocar em caso de reboque do veiculo para a oficina , e deve seguir em velocidade baixa para que nao ocorra desgaste extremo na caixa. Se tiver em D da pra rebocar mesmo assim, mas as peças vao desgastar mais depressa porque o cambio nao tera a lubrificação necessaria.


Olá!

Nunca tive o desprazer, mas jamais deixarei rebocar meu carro em posição "N", ou "D", ou outra qualquer. Em caso de deslocamento por pane, meu carro só vai em guincho, desligado. Na minha opinião a posição "N", vai somente para o carro ser puxado para cima da carroceria do guincho e depois desligado até o local de destino.

Câmbio automáticos funcionam pela pressão e deslocamento (energia de movimento) de óleo em suas partes internas, com força sendo gerada pela bomba de óleo que gira em sincronismo com a rotação do eixo de saída do motor. Motor ligado, carro em marcha lenta (posição "N") e as rodas dianteiras com velocidade incompatível da produzida normalmente pelo diferencial, que deveria ser zero, certamente vai gerar um contrapressão dentro do câmbio e fatalmente causará alguma situação incomum para o funcionamento do câmbio. Isso vale também para a posição "D".

O que quis dizer é que a maioria esmagadora dos proprietários de carros que possuem câmbio automático não sabem, ou não tem a noção do funcionamento do sistema como um todo e nesse sentido dependendo de suas atitudes problemas podem ser plantados nesses componentes.

A posição "N" deve ter uso restrito. Está escrito no manual, mas quem lê manual? Ou melhor, qual o percentual de proprietário que leem o manual. E se leem, qual a chance de entender. Os fabricantes, por esse motivo, deveriam evidenciar, ou destacar que "N" em câmbio automático é diferente de ponto morto nos câmbios convencionais.

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Mensagem #637 por gjvialta » Ter Mai 16, 2017 2:37 pm

rgdl escreveu:
gjvialta escreveu:Origem do post Sobre o a peça que está com problema no carro do Luchi, penso que essa peça não se quebra por fazer uso da posição "N" da alavanca.

Eu sou muito desatento, agora que vi essa parte de seu comentário, desculpe. Gjvialta, certamente que fazer o uso regular da posição "N" não vai quebrar essa peça, mas botar em "N" a cada semáforo certamente vai estressar a peça mais do que deveria.

Ela não tem cara de ser uma peça frágil, mas também não deve ter sido projetada para suportar o uso irregular, ou seja, quem a projetou a fez pensando que o condutor sabe como se usam um cambio automático.



Prezado rgdl, estamos aqui num fórum, cuja intenção é justamente contribuir para o conhecimento de todos nós. Perdoe-me também. Tenho a mesma opinião que você sobre o uso do "N". Apenas quis dizer que não é comum a quebra dessa peça. Nesse sentido penso mais que a quebra pode ter sido motivada por problemas construtivos dela mesma e não por uso inadequado do motorista. Mas é apenas uma questão de ponto de vista.

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Mensagem #638 por tilex » Qua Jun 07, 2017 1:17 pm

Levei no mecanico pra passar o scanner no cambio, e deu o codigo de erro de pressão alta. Como eu ja reformei a caixa e só rodei 8mil KM ele disse que não é peça mecanica e sim eletronica.
Bom mesmo assim, foi trocado as valvulas pelas originais, tudo novo, então ele sugeriu que fosse o sensor de pressão (que nao foi trocado) , será que é ele ??? esse sensor é analogico ou de interrupção que nem o da caixa de direção ? Se for analogico acho dificiu dar defeito da forma que ta dando.

Defeito: após andar com o veiculo ao aquecer o cambio e em marcha alta 3a ou 4a ele da transfere pra 3a e mostra mensagem de erro do cambio, ai desligo e ligo e desaparece o defeito e não ocorre mais.
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Mensagem #639 por Munhoz » Qua Jun 07, 2017 1:18 pm

pode ser o chicote do sensor tilex.
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Mensagem #640 por tilex » Qua Jun 07, 2017 6:41 pm

Bem que poderia ser Munhoz, mas se fosse chicote daria erro a qualquer momento.
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Mensagem #641 por jorge luiz 84 » Seg Jun 12, 2017 6:07 pm

amigos tenho um c4 ( grand picasso) em minha oficina que estava com o seguinte problema....ao andar com ele no D , as vezes perdia relação no painel..ou seja mesmo vc estando em D,no painel ele "desengatava" a marcha e aparecia ----
troquei a chave seletora(comprei na citroen) o carro deu uma melhora significante...ele não desengata mais as marchas..que agora uma vez no D ele vai ate a bahia e volta se não desligar...so que quando vc desliga ele..e vai ligar novamente ele meio que "desprograma" e perde referencia de novo..como se o cambio não estivesse se conectando ao painel...
dai quando isso acontece vc precisa meio que "procurar" com a alavanca (nessa carro é em cima) até "casar"a alavanca com a chave dai ele liga normalmente de novo

scanner napro defeito apresentado P10A1-LITERATURA

desde ja obrigado...
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Mensagem #642 por rgdl » Ter Jun 13, 2017 12:02 pm

Vc fez o procedimento de ajuste da chave multi função (a que vc chama de chave seletora)?
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Mensagem #643 por Thiago2t » Qui Jul 13, 2017 1:22 am

Olá pessoal, sou novo no fórum e novo proprietario de um Citröen Xsara Picasso 2.0 automático.

Meu problema é o seguinte, quando estou em uma subida ao parar o carro e em seguida sair ele parece desengatado ao acelerar e logo em seguida ele da um tranco quando engata a marcha. Depois disso o câmbio funciona normal, só reparei que às vezes ele demora um pouco para Trocar a marcha. Apareceu uma vez no computador de bordo Defeito no Câmbio Automático e travou na terceira marcha. Isso com o carro frio. Depois não aconteceu mais, somente os trancos ao parar em subida.

Nesse caso preciso trocar as solenóides de pressão e de mudança? Juntamente com a troca de óleo da transmissão?

Se alguém já teve o mesmo problema é puder me ajudar.

Obrigado
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Mensagem #644 por renan97ar » Qui Jul 13, 2017 1:00 pm

tilex escreveu:Levei no mecanico pra passar o scanner no cambio, e deu o codigo de erro de pressão alta. Como eu ja reformei a caixa e só rodei 8mil KM ele disse que não é peça mecanica e sim eletronica.
Bom mesmo assim, foi trocado as valvulas pelas originais, tudo novo, então ele sugeriu que fosse o sensor de pressão (que nao foi trocado) , será que é ele ??? esse sensor é analogico ou de interrupção que nem o da caixa de direção ? Se for analogico acho dificiu dar defeito da forma que ta dando.

Defeito: após andar com o veiculo ao aquecer o cambio e em marcha alta 3a ou 4a ele da transfere pra 3a e mostra mensagem de erro do cambio, ai desligo e ligo e desaparece o defeito e não ocorre mais.


tilex, imagino que todo o óleo do câmbio tenha sido trocado, certo? O contador de desgaste foi zerado?

De acordo com o manual de serviço da caixa al4, sempre que se substitui o óleo completamente, ou mesmo a caixa, o contador de desgaste deverá ser resetado. Imagino que possa estar ocorrendo uma disparidade entre a pressão que a central espera (ela se ajusta ao desgaste do óleo) e o que realmente está acontecendo. Inclusive, com um lexia, ao se verificar os parâmetros, ele mostra a pressão atual da caixa e a pressão que a central espera...
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Mensagem #645 por tilex » Qua Jul 19, 2017 2:55 pm

Pois é Renan, o cara é especialista, mas pergunto pra ele e diz que faz tudo certinho, agora ele me disse que é a solenoide mesmo, precisa trocar uma soleneoide q não tem nem 10mil KM, não da pra engolir , mas faze o que, to na mão dele.
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