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XANTIA E TEMPERATURA

acsdigital2003
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Nome: acsdigital2003

Mensagem #1 por acsdigital2003 » Dom Dez 25, 2011 5:59 pm

Bem amigos... Estejas Bem.....
:514495:

Sou feliz proprietário de um Xantia 2.0i 97 modelo Alemão seqüência 6067 produzido na alemanha e importado na década de 97 para o brasil. Foi montado na Alemanha em 96.
Nunca em toda minha vida tive um carro tão bom quanto ele. A manutenção requer realmente atenção em alguns itens , como o óleo de diversos setores. O cambio automático proporciona muito conforto mas requer teste bem executados antes da compra. Se caso o cambio automático estiver com problemas, cê ta na Roça....gira em torno de 3.800 para corrigir os problemas. Não existe aquilo de só trocar algumas peças, quando aberto requer trca de todos os componentes, porem se o cambio automático estiver bom, o conforto é inigualável no Xantia, existe uma maneira de testalo na pratica e da pra saber como ele esta. O meu tem motor de 8v e o consumo com o ar condicionado congelante ligado é de 9 Km por litro na cidade onde moro.Na estrada já cheguei a fazer por volta de 13km por litro. Comprei terras em Minas Gerais e sempre viajo para la, mas convenhamos que o sistema tem que estar em perfeita ordem, caso este do meu motor. Todos eles tem um motor um pouco barulhento, o que levou a fabrica a produzir um ótimo sistema de isolamento acústico que diga-se de passagem é Show de bola. O que pega mal nessa viatura é a temperatura . Por ter sido produzido na europa e feito para rodar la principalmente nos paises baixo da Europa, ele tem alguns itens que o prejudicam no Brasil e tem que ser alterados para que o cofre do motor não seja prejudicado no verão, pois na Europa a temperatura é muito baixa. Para termos um exemplo , as mangueiras de água , passam próximo ao cano de escape mais exatamente junto ao coletor de escape para aquecer a água no rigoroso inverno europeu. Para nós aqui um absurdo. Ele passa a trabalhar com a temperatura alta demais em torno de 100 graus e fica muito próximo do limite para junta de cabeçote. Algumas modificações tem de ser feitas para isto não acontecer. Todo carro que tem uma versão de seis cilindros, denota que as versões de menor potencia, tem a tendência de perder o torque em subidas como é o caso do Omega que pesadão perde a resposta em certas ocasiões, também é o caso do Xantia, tem 120 cv porem em algumas ocasiões perde um pouco de resposta (eu estava acostumado ao Pegeout 306 2.0 de 190cv) mas nada desesperador. :966283:
Você terá de ter atenção no óleo da suspensão. Deve ser trocado a cada ano do sistema inteiro deve-se evitar qualquer tipo de vazamento em qualquer ponto, o motor deve estar sempre limpo pois se houver um vazamento vc tem de ter facilidade para visualizar o evento e corrigir. NADA DE MISTURAR COISA ALGUMA AO LHM SOB PENA DE ENTUPIR OU DANIFICAR VALVULAS. Já vi um caso onde o infeliz usuário aconselhou outro a colocar molycote no reservatório...absurdo. O manual original em Inglês da citro não recomenda nenhuma mistura, nem para limpesa. Outra coisa muito importante que é uma dica única;
Verifique sempre o RESPIRO do motor, ele tem uma curva muito acentuada na parte de baixo e entope muitas vezes por resíduos de óleo e resíduos de umidade de vapor provocando uma espécie de calço hidráulico na junta de cabeçote que em geral colocamos a que não é original da CITRO, resultado o meio da junta de metal custuma queimar. No 8v não é muito problemático, porem no 16 v, o custo é bem maior, e no 6cc, um desatre total a junta custa muito caro. Se precisarem peçam instruções para acsdigital2003@yahoo.com.br e posso mandar fotos.
Peças;
Aqui em Jacareí Interior de SP;
Junta de cabeçote 8v-$56,00
Jogo de Velas - $40,00
Cabos de Vela - $70,00
Óleo de Cambio – Texamatic $18,00 o litro
Óleo de Suspensão - $23,00 0 litro
Correa dentada e esticador - $50,00 correia , $60,00 Esticador
Enfim aqui encontramos todos os tipos de peças necessárias.
Na internete algumas coisa é um pouco mais caro mas a Toulose imports tem todo tipo de peça que vc pode imaginar. No meu caso eu mesmo mexo no carro pois tenho todos os projetos e manuais incluindo alguns vídeos de manutenção, tenho projeto da parte elétrica de varias versões do carro o que me facilita bastante a vida. Por falar em parte elétrica, um item complicado nesse carro é o alternador. Quando pifa não deve ser trocado por outro modelo ou tipo, as peças são mais difíceis, mas existe uma empresa em S. André que vc manda o seu e eles te mandam outro novo a base de troca, excelente e confiável. O motor de arranque vc pode comprar novo no ML que sai mais barato que recondicionar.
Sabendo usar não vai faltar.
Eu coloquei o meu a venda, porque em Minas eu tenho 7km de estrada de terra e com estrada de terra ele não se da muito bem eu comprei um voyajinho veio pra rodar na roça o Xantia não vai me servir la e não quero judiar dele, esta super conservado e com amnutençaõ sempre em dia e comprovada com fotos.


Por enquanto um abraço.

Adelmo Silva

SE PRECISAR ENVIAREI DVD CONTENDO OS ARQUIVOS DE MANUTENÇÃO BEM COMO OS VIDEOS SOBRE CAMBIO SENDO 3.4 GIGABITES DE INFORMAÇÕES A MAIORIA ORIGINAL EM INGLES SENDO MANUAIS DE MANUTENÇÃO DA PROPRIA CITROENDAS CONCECIONARIAS EUROPEIAS.
CUSTO 80.00 reais em sedex a cobrar.

ABRAÇOS

ADELMO

:613179:



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