Caros usuários e visitantes

Bem vindo ao novo Fórum Citroën Clube!

LEIAM AS REGRAS ANTES DE POSTAR! CLIQUE AQUI!

Visitantes, qualquer problema com cadastro ou ativação, por favor nos envie um email para registro@ccdob.com.br.

Usuários antigos, se é seu primeiro acesso na nova versão de fórum, será necessário que você redefina sua senha. Basta tentar fazer o seu login, em seguida clicar em "Esqueci a Senha" e seguir os passos para redefinição de sua senha.

Não pudemos reaproveitar os nomes de exibição de cada usuário. Sendo assim, seu próprio usuário de login será o mesmo a ser exibido nas postagens. Caso queira alterar seu nome de usuário, clique aqui e faça a solicitação.

Grato, a Administração.

Carro pegou fogo, vazamento no Câmbio Automàtico AL4?

idemarjijf
Sem Habilitação
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2.0 16v 2010/11

Mensagem #1 por idemarjijf » Qui Mai 16, 2019 10:41 am

Bom dia Senhores,

Tenho um C4 Picasso 2010/2011 automático AL4. Mandei fazer o câmbio em uma oficina especializada porque não tava bom. Com uma semana dirigindo o carro, eu tive que ir de uma cidade a outra, fui em velocidade alta, o sistema não acusou nada e de repente o carro cortou o motor... parei no acostamento e vi que tava saindo fumaça do motor quando abri o capo tava pegando fogo, consegui controlar o fogo mas não sei os danos que pode ter causado e nem o que causou o fogo, mas depois que voltei pra casa com o carro no guincho, percebi um vazamento de óleo em baixo do motor na parte de trás que antes não tinha. Se eu forcei devido a alta velocidade, pode ter estourado alguma coisa no câmbio que o fez vazar óleo que em contato com as partes quentes do motor pegou fogo? Isso pode ter acontecido com esse Câmbio AL4? O Carro ainda tem conserto? será que prejudicou o motor ou só as partes de plástico e a fiação? Eu ainda não mandei pra oficina pq fica a 340 km e só o frete do guincho é 1200, eu tô me preparando ainda. fotos em Anexo com boa resolução.
Anexos
7.jpeg
Motor Foto 7
6.jpeg
Motor Foto 6
5.jpeg
Motor Foto 5
4.jpeg
Motor Foto 4
3.jpeg
Motor Foto 3
C42.jpeg
Motor Foto 2
C41.jpeg
Motor Foto 1

giovane s
Curioso
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Mensagem #2 por giovane s » Qui Mai 16, 2019 6:17 pm

Parece que o fogo se concentrou no conector da mangueira de combustível com a flauta dos bicos injetores.

A bomba de combustível tem uma válvula de alívio que mantem a pressão em 3,5 BAR, se falhar não sei se as mangueiras aguentam a pressão máxima gerada pela bomba ou se desengataram a mangueira para remover o câmbio e não conectaram corretamente.

O motor pode ter cortado pela desconexão desta mangueira.
giovane s
Curioso

Mensagem #3 por giovane s » Qui Mai 16, 2019 6:17 pm

Parece que o fogo se concentrou no conector da mangueira de combustível com a flauta dos bicos injetores.

A bomba de combustível tem uma válvula de alívio que mantem a pressão em 3,5 BAR, se falhar não sei se as mangueiras aguentam a pressão máxima gerada pela bomba ou se desengataram a mangueira para remover o câmbio e não conectaram corretamente.

O motor pode ter cortado pela desconexão desta mangueira.
rgdl
Zumbi
Nome: rgdl
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Mensagem #4 por rgdl » Sex Mai 17, 2019 11:24 am

Pelas fotos vou na mesma linha do colega giovane, parece que o fogo começou da área da flauta. eles podem ter dado algum mole na hora de reconectar a mangueira de combustível ou a pressão fez vazar combustível pelos o'rings dos bicos.

O óleo do cambio não deve ter sido o vilão porque para o óleo pegar fogo ele tem que entrar em contato com uma parte quente do motor em boa quantidade, gotejamento só causa muita fumaça. A unica parte quente o suficiente para inflamar o óleo é o escapamento e não tem como o óleo do cambio ir parar lá.

Para saber se o motor ainda tem concerto só levando numa retífica.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Curioso

Mensagem #5 por giovane s » Sáb Mai 18, 2019 9:33 am

Na imagem "Motor Foto 6" aparece a mola de uma válvula de alívio de pressão do coletor de admissão (ela está em cima do filtro de óleo entre o alternador e o coletor de admissão).

Para derreter a parte de baixo do coletor de admissão você deve ter tido pré ignição com retorno de chama.

Quando o motor tem problema eletrônico o AL4 entra em emergência.
O AL4 precisa da posição da borboleta, da temperatura de água e do sensor de fase do cabeçote.
Não tinha nenhum código de erro quando fez o AL4?

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Picasso (Xsara, C4, Grand)”